Porquê as válvulas de mangote AKO?

Beneficie dos serviços do líder mundial de mercado

Pintura por revestimento em pó e tratamento a jato de areia

A pintura por revestimento em pó envolve a pintura por revestimento de materiais condutores de eletricidade com um revestimento em pó. É utilizado, entre outras coisas, no revestimento de metais, na pintura por revestimento de eletrodomésticos (produtos brancos), na pintura por revestimento de móveis ou na pintura por revestimento de automóveis. A área do tratamento a jato de areia ou de ar comprimido persegue exatamente o objetivo oposto. Nomeadamente, a remoção de substâncias depositadas, tais como tinta, ferrugem ou sujidade. Em ambos os casos, as válvulas são utilizadas como válvulas de regulação no transporte de pós ou granalha e no controlo da remoção do excesso de pó e de resíduos.

Válvulas de mangote da AKO como válvulas de regulação no tratamento a jato de areia e pintura por revestimento em pó

As tintas utilizadas na pintura ou revestimento em pó consistem principalmente em pós secos com uma granulometria inferior a 0,1 mm e são, geralmente, à base de resinas epoxídicas ou de poliéster. O objetivo da pintura por revestimento em pó é, por um lado, por motivos de aparência visual, mas, por outro lado, serve também de proteção contra a corrosão.
A fim de obter uma superfície revestida de forma uniforme e durável, são necessárias algumas etapas de pré-tratamento. Assim, as peças a serem revestidas devem ser primeiramente limpas de resíduos superficiais, tais como tinta ou gorduras antigas, e devem ser aplicadas várias camadas de conversão (como base para as camadas de pintura por revestimento subsequentes). A não realização deste trabalho preliminar pode provocar imperfeições, esboroamento e desníveis.
Na área da pintura por revestimento em pó, as válvulas são geralmente usadas para regular e bloquear todos os fluxos de transporte com pós ou suspensões.

No tratamento a jato de areia, partículas muito finas — a chamada granalha — são sopradas sobre um material a decapar, com a ajuda de ar comprimido, para remover pintura por revestimento, ferrugem ou outras impurezas indesejadas. No entanto, o tratamento a jato de areia também pode ser realizado por motivos estéticos, pelo que as superfícies anteriormente brilhantes ficam com um aspeto mate após o tratamento a jato de areia. Existem dois métodos diferentes para o manuseamento da granalha. No caso de granalha descartável, os resíduos são eliminados após o tratamento a jato ou, no caso de granalha reutilizável, esta é reprocessada após o tratamento a jato e reintroduzida no ciclo do tratamento a jato.
Também nesta área, as válvulas são utilizadas tanto na entrada como na saída da câmara de jato, para uma grande variedade de tarefas relacionadas com o controlo do transporte.

Válvulas de mangote em instalações de pintura por revestimento em pó e tratamento a jato de areia

As válvulas de mangote podem ser utilizadas em instalações de pintura por revestimento em pó na área de pré-tratamento — como válvulas de regulação para produtos de limpeza durante a pré-lavagem. Estas tanto podem regular o fornecimento de água de lavagem misturada com detergente ou controlar a remoção das águas residuais.
No entanto, também podem ser utilizadas no âmbito do próprio processo de pintura por revestimento. Como válvulas de regulação ou de dosagem no transporte de revestimentos em pó ou na remoção do excesso de pintura solta ou ligada em água ou em produtos a granel.

No campo das aplicações de jato de areia, as válvulas de mangote também podem ser utilizadas em várias áreas. Podem fazer parte do próprio processo de tratamento a jato, onde são utilizadas como válvulas de regulação para o jato de pulverização. Além disso, as válvulas de mangote são utilizadas no processamento de resíduos. Neste caso, estas regulam a remoção da granalha contaminada, recolhida por baixo da câmara de jato.

Independentemente de serem utilizadas válvulas de mangote na pintura por revestimento em pó ou no tratamento a jato de areia, em ambos os casos estas têm frequentemente de controlar o transporte de fluidos muito abrasivos. Por conseguinte, componentes ou configurações de válvulas resistentes à abrasão indispensáveis.
O foco aqui é claramente a manga, situada no interior das válvulas de mangote, que entra em contacto com o fluido, uma vez que esta ocupa quase toda a largura das válvulas e é por isso praticamente a única coisa que bloqueia o fluido de transporte. Por esta razão, a AKO Armaturen desenvolveu há décadas compostos especiais de borracha antiabrasivos que satisfazem estes requisitos.

As válvulas de mangote AKO regulam a granalha na gravação de vidro

CASO EXEMPLIFICATIVO:
Válvulas de mangote no tratamento a jato de areia de vidro decorativo

O atelier de sopragem de vidro utiliza válvulas de mangote como válvulas de regulação para granalha.

Leia como o atelier foi capaz de melhorar a qualidade das gravuras com válvulas de mangote...

As válvulas de mangote AKO na pintura por revestimento de caixilhos de janelas

CASO EXEMPLIFICATIVO:
As válvulas de mangote controlam a remoção do excesso de pó de revestimento

O fabricante de caixilhos de janelas utiliza válvulas de mangote para remoção do pó de revestimento durante o revestimento

Pode descobrir aqui como exatamente é que as válvulas de mangote desempenham esta tarefa...

As válvulas de mangote da AKO regulam a água e o detergente no pré-tratamento de peças a revestir

CASO EXEMPLIFICATIVO:
As válvulas de mangote na preparação da pintura por revestimento em pó

A empresa de revestimento utiliza as válvulas de mangote para a pré-lavagem de peças metálicas a revestir.

Leia aqui quais são exatamente as tarefas das válvulas de mangote...

Líder de mercado mundial

37 anos empresa de família

600 novos clientes anualmente

20.000 clientes em todo o mundo

Promessa de fornecimento exclusiva

< 0,2 % taxa de reclamação

> 99 % dos clientes satisfeitos

30 agentes autorizados em todo o mundo

Maior sortido de produtos

10.000 variantes de válvulas de mangote

2.500 variantes disponíveis a partir do armazém

100.000 unidades vendidas anualmente

Gama de serviços abrangente

80 formatos CAD

32 vídeos de montagem e animação

16 Documentação em 16 idiomas