40
600
20.000
O fabricante de tripés de câmaras de televisão de alta qualidade confia nas válvulas de mangote AKO da série VF para a dosagem de areia no fabrico de moldes. Há mais de 25 anos, as linguetas de vedação utilizadas foram substituídas por válvulas de mangote e, até hoje, o fabricante não teve qualquer motivo de reclamação de uma única válvula de mangote AKO!
As câmaras para a produção de programas de televisão são conhecidas por serem um pouco maiores do que as câmaras convencionais para utilizadores privados. Apesar do seu tamanho, devem ser móveis e fáceis de controlar. Para isso, são utilizados tripés especiais.
O sistema de tubagem, no qual é transportada a areia para os moldes de fundição, foi instalado na altura pelo fabricante da instalação com válvulas de mangote que substituíram as linguetas de vedação anteriormente utilizadas. No entanto, atualmente a fundição obtém as suas peças sobressalentes e válvulas completas diretamente da AKO Armaturen.
Com as linguetas de vedação instaladas anteriormente, ocorriam repetidamente entupimentos no interior da válvula, que faziam parar o transporte involuntariamente. A empresa procurava, portanto, uma solução alternativa e encontrou-a com as válvulas de mangote da AKO Armaturen.
As válvulas de mangote instaladas nas tubagens são responsáveis pelo controlo do transporte da areia necessária para criar os moldes. A fim de poder efetuar dosagens adicionais nesta tarefa e manter a válvula pressurizada fechada em caso de falha de ar comprimido, as válvulas estão também equipadas com circuitos de segurança e válvulas de regulação de pressão proporcionais.
As válvulas de mangote instaladas da AKO Armaturen estão todas equipadas com uma manga interna em borracha natural resistente à abrasão. Apesar das características abrasivas da areia a regular, esta qualidade do composto permite que as mangas sejam utilizadas por um período de até 5 anos, antes de terem de ser substituídas por motivos de desgaste. Os restantes componentes da válvula ainda podem ser utilizados. Em caso de substituição da manga, não é necessário substituir a válvula completa.
"As válvulas de mangote possuem uma
manutenção e operação realmente simples"
As válvulas de mangote da AKO são utilizadas nesta instalação há mais de 25 anos e até à data a empresa não teve qualquer motivo de reclamação de uma única válvula ou componente individual. O diretor de produção está, portanto, completamente satisfeito com as válvulas de mangote AKO utilizadas.
Requisitos:
Objetivos alcançados:
Produto:
Areia com aditivos e aglutinantes
Temperatura do processo:
25–40 °C
Ciclos de abertura e de fecho:
Aprox. 60 por dia
Pressão de serviço:
Aprox. 2,5 bar
Pressão de controlo:
Aprox. 5,0 bar
Experiência com válvulas de mangote:
Mais de 25 anos
Configuração da válvula:
Diâmetro nominal: DN 50
Série: VF
Corpo: alumínio (pintado a branco)
Ligações: flange, alumínio (pintado a branco)
Manga: borracha natural, resistente à abrasão
Opções adicionais:
Circuito de segurança
Válvulas de regulação de pressão proporcionais [EN]
Designação da válvula:
VF050.03X.31.30LA
Líder de mercado mundial
40
600
20.000
Promessa de fornecimento exclusiva
< 0,2 %
> 99 %
30
Maior sortido de produtos
10.000
2.500
100.000
Gama de serviços abrangente
80
32
16