Porquê as válvulas de mangote AKO?

Beneficie dos serviços do líder mundial de mercado

Áreas potencialmente explosivas

As áreas potencialmente explosivas em instalações industriais são definidas pelo Regulamento de Segurança Operacional e divididas em três zonas diferentes (0/20, 1/21 e 2/22). O objetivo destas zonas é designar os respetivos níveis de perigo, a fim de poder tomar as medidas apropriadas para a proteção contra explosões. Para além de muitas medidas organizacionais, os componentes instalados da instalação, tais como válvulas, devem também satisfazer os requisitos da respetiva zona e ser concebidos em conformidade.

Válvulas de mangote AKO na versão ATEX para a utilização em zonas EX

As zonas Ex individuais são definidas pelo tipo de atmosfera potencialmente explosiva (gases ou poeiras), pela probabilidade de ocorrência e pela duração da ocorrência.
As zonas estão divididas em zonas 0, 1 e 2 para misturas de gás/ar e zonas 20, 21 e 22 para misturas de pó/ar.

Dependendo do tipo de zona definida, devem ser tomadas precauções especiais no ambiente (nos espaços, etc.) e dentro da instalação (tubagens, válvulas, unidades de controlo, etc.).

Zona Ex 0:
Nesta zona, as misturas de gás/ar explosivas podem ocorrer continuamente ou frequentemente durante um longo período de tempo.

Zona Ex 1:
Nesta zona, as misturas de gás/ar explosivas podem ocorrer ocasionalmente durante o funcionamento normal.

Zona Ex 2:
Nesta zona geralmente não ocorrem misturas de gás/ar explosivas. No entanto, nesta zona ainda podem ocorrer atmosferas explosivas durante um curto período de tempo em casos excecionais, sob determinadas condições.

Zona Ex 20:
Nesta zona, nuvens de poeira/ar explosivas podem ocorrer frequentemente e por longos períodos de tempo.

Zona Ex 21:
Nesta zona, nuvens de poeiras/ar explosivas podem ocorrer ocasionalmente em circunstâncias normais.

Zona Ex 22:
Nesta zona, as nuvens de poeira/ar explosivas não ocorrem em condições normais — no entanto, em casos excecionais, estas podem formar-se temporariamente e muito raramente.

Para além das medidas organizacionais já mencionadas, tais como a formação dos funcionários e a identificação das áreas perigosas, devem ser tomadas medidas especiais por parte da empresa construtora na instalação ou nos espaços, de forma a evitar a ocorrência de uma explosão ou para minimizar o perigo de explosão. Isto também se aplica ao grande número de válvulas instaladas nos mais diversos tipos. Para poderem ser instaladas numa zona potencialmente explosiva, estas têm de ser concebidas em conformidade com a diretiva ATEX correspondente ou funcionar em conformidade.

A área Ex não inclui apenas fluidos que, devido à sua composição, tendem a desencadear uma explosão — por exemplo, substâncias químicas ou gases — mas também se estende ao processamento de um grande número de fluidos geralmente inofensivos, com os quais, no entanto, podem ocorrer condições explosivas. Por exemplo, quando durante o transporte ou processamento destas substâncias efetivamente não problemáticas, se formam fenómenos concomitantes, como poeiras, vapores ou gases que, em combinação com oxigénio ou ar, se combinam para formar uma mistura explosiva.

As válvulas de mangote podem ser configuradas para a utilização em áreas potencialmente explosivas

Naturalmente que as válvulas de mangote utilizadas em instalações que se encontrem em atmosferas potencialmente explosivas estão também sujeitas às disposições da Diretiva ATEX (RL2014/34/UE). As válvulas de mangote da AKO instaladas nestas zonas são configuradas para dissipar com segurança a carga elétrica gerada pelo atrito ou outras influências, evitando a descarga com faíscas dentro de uma atmosfera explosiva.

As válvulas de mangote para a zona Ex estão também equipadas com mangas especiais que têm características de condutividade elétrica para evitar uma explosão, mesmo dentro de um sistema de tubagem.
As válvulas de mangote com proteção contra explosões são, tal como as válvulas de mangote convencionais, de conceção modular e podem assim ser configuradas para satisfazer os requisitos da instalação e do fluido, continuando, no entanto, em conformidade com todos os regulamentos. Escolha entre uma vasta gama de diâmetros nominais, opções de ligação, materiais de corpo e de ligação, bem como várias qualidades de compostos condutores. Teremos todo o prazer em aconselhá-lo sobre a composição da sua válvula de mangote ideal.

Líder de mercado mundial

37 anos empresa de família

600 novos clientes anualmente

20.000 clientes em todo o mundo

Promessa de fornecimento exclusiva

< 0,2 % taxa de reclamação

> 99 % dos clientes satisfeitos

30 agentes autorizados em todo o mundo

Maior sortido de produtos

10.000 variantes de válvulas de mangote

2.500 variantes disponíveis a partir do armazém

100.000 unidades vendidas anualmente

Gama de serviços abrangente

80 formatos CAD

32 vídeos de montagem e animação

16 Documentação em 16 idiomas