40
600
20.000
Uma válvula de mangote em plástico da AKO da série VMP, no diâmetro nominal DN 25 com uma manga resistente à abrasão em borracha natural, é utilizada com sucesso numa oficina de artesanato. A válvula de mangote instalada numa instalação de tratamento a jato de areia com grãos de óxido de alumínio altamente abrasivos é responsável pela regulação do jato de areia.
A oficina de artesanato com oficina de sopragem de vidro é especializada em jato de areia decorativo de vidro. O meio utilizado na câmara de jato de areia são grãos de óxido de alumínio. As características abrasivas particularmente elevadas dos grãos põem constantemente à prova todos os componentes da instalação.
“A válvula de mangote cumpre todos os requisitos“
A válvula de mangote da série VMP fornecida pela AKO Armaturen convence em todos os aspetos após um ano de utilização. “A válvula de mangote cumpre todos os requisitos”, afirma o artesão.
Inicialmente, a oficina estava à procura de uma solução alternativa ao controlo manual do jato de areia então utilizado. Durante a investigação, foi encontrada uma solução de válvula de mangote com pedal, em que a regulação do jato de areia deixa de ser controlada de forma manual, diretamente no bocal de saída, mas fora da câmara, por pedal. Como resultado, foi possível utilizar um bocal mais maneável, que permite um trabalho mais preciso.
Ainda não foi necessário efetuar uma desmontagem ou manutenção da válvula de mangote instalada no tubo de jato de areia, entre o compressor de ar comprimido e o bocal, mesmo após um ano de utilização. Mesmo a manga instalada dentro da válvula, que está em contacto direto com os grãos abrasivos de óxido de alumínio, ainda não teve de ser substituída. Considerando várias sessões por dia com uma duração média de 5–20 minutos e intervalos de fecho/abertura de cerca de 10 segundos, isto demonstra a característica particularmente resistente à abrasão do elastómero utilizado e a construção robusta da completa válvula de mangote.
Mesmo que a manga interior necessite de ser substituída, não são necessários longos tempos de inatividade. A substituição da manga pode ser realizada no local de forma rápida e independente. Absolutamente sem ferramenta especial. Além disso, todos os outros componentes da válvula ainda podem ser utilizados, apenas a manga desgastada tem de ser substituída.
Requisitos:
Objetivos alcançados:
Produto:
Grãos de óxido de alumínio altamente abrasivos
Granulometria:
< 1,0 mm
Ciclos de abertura e de fecho:
Mais de 100 por dia
Experiência com válvulas de mangote:
Mais de 1 ano
Configuração da válvula:
Diâmetro nominal: DN 25
Série: VMP
Corpo: PVC (preto)
Ligações: rosca interna, PVC (preta)
Manga: borracha natural resistente à abrasão
Designação da válvula:
VMP025.03XK.72
Líder de mercado mundial
40
600
20.000
Promessa de fornecimento exclusiva
< 0,2 %
> 99 %
30
Maior sortido de produtos
10.000
2.500
100.000
Gama de serviços abrangente
80
32
16