Selecione um dos seguintes idiomas:

Porquê as válvulas de mangote AKO?

Beneficie dos serviços do líder mundial de mercado

Uma importante adega privada utiliza mais de 70 válvulas de mangote em nova unidade de produção

Uma das maiores adegas privadas da Alemanha confia na fiabilidade e versatilidade das válvulas de mangote da AKO Armaturen para o desenvolvimento da sua nova unidade de produção. Com a unidade, que entrará em funcionamento em meados de 2019, a adega duplicará o seu volume de produção anterior para 25 000 hectolitros. São utilizadas mais de 70 válvulas de mangote da série VF, com uma manga especial em borracha natural segura para alimentos.

A empresa tradicional, que cultiva mais de 200 hectares de vinhas e está em mãos familiares desde que a empresa foi fundada no século passado, colocou em funcionamento uma unidade de produção completamente nova em 2019. O objetivo é assegurar as capacidades de produção necessárias dos seus próprios vinhos para os próximos anos.

As válvulas de mangote da série VF da AKO Armaturen são um componente importante de toda a unidade de produção. As mais de 70 válvulas de mangote instaladas, com um diâmetro nominal 100, são distribuídas ao longo de todo o processo de produção e desempenham a sua tarefa no transporte das uvas esmagadas (chamadas “mosto”), do mosto produzido após a fermentação e a prensagem, e do vinho acabado (pronto para engarrafamento).


Possui uma aplicação comparável?
Teremos todo o prazer em aconselhá-lo sobre as várias possibilidades de aplicação das nossas válvulas de mangote

 

Uma vez que as válvulas de mangote instaladas estão em contacto com os alimentos, os componentes das válvulas devem ser seguros para os alimentos. No caso de válvulas de mangote da AKO Armaturen, apenas dois componentes estão em contacto direto com o meio de transporte: a manga interior, bem como os lados internos das uniões de tubos instaladas. Para ambos os componentes, foi escolhido um material aprovado para alimentos: no caso das mangas, trata-se de um composto de borracha natural apto para a utilização com alimentos e de aço inoxidável, no caso do interior da flange.
Em algumas posições, as válvulas de mangote estão equipadas com purgadores rápidos adicionais, de modo a abrir a manga ainda mais rapidamente sem estreitamentos, se necessário.

“Queríamos a melhor solução e o fabricante da nossa unidade recomendou as válvulas de mangote AKO.“

A produção de vinho é conhecida por ser um negócio sazonal. A unidade completa funciona a toda a velocidade durante as quatro a seis semanas da vindima e processa até 2,5 milhões de litros durante este período. As falhas provocadas por componentes não fiáveis da unidade devem naturalmente ser evitadas. Assim, logo na fase de planeamento, a adega priorizou produtos e componentes de alta qualidade e, consequentemente, fiáveis. Por este motivo, o fabricante da unidade aconselhou equipar a unidade com a tecnologia de válvulas da AKO Armaturen.

A adega já possuía experiência com válvulas de mangote na unidade anterior, mas não estava satisfeita com a vida útil das mangas instaladas pelo fabricante na altura. Logo após os testes iniciais com as novas válvulas de mangote da AKO Armaturen, os responsáveis já se mostravam entusiasmados.

“Na unidade e nas condições prevalecentes, as válvulas irão certamente
desempenhar o seu trabalho durante 20 anos sem quaisquer problemas.
É a isso que eu chamo uma verdadeira solução de «fit & forget»!“

No entanto, a fiabilidade dos componentes da unidade não é apenas posta à prova durante as quatro a seis semanas da vindima. Não menos importante é o momento em que a unidade não está a trabalhar. Isto porque durante uma grande parte do ano, a unidade não é utilizada. Durante este tempo, os componentes da instalação também não devem sofrer danos para que possam voltar a funcionar de forma fiável na próxima vindima.
Para as válvulas pneumáticas de manga flexível instaladas, esta recorrente mudança de longos períodos de inatividade para curtos períodos de utilização intensiva não representa qualquer problema. Certamente que a preparação ideal por parte da entidade operadora também contribui para que tal aconteça. As tubagens são meticulosamente enxaguadas no fim da vindima e o ar de todas as válvulas é completamente purgado. Desta forma, as mangas instaladas no interior — consideradas os componentes mais importantes da válvula de mangote — encontram-se sem carga na sua posição inicial e assim podem permanecer sem danos, até serem novamente colocadas em funcionamento.

O fabricante responsável da unidade também está satisfeito e já tem um próximo grande projeto em preparação para 2021:

“Recebemos outra encomenda para uma unidade
com uma capacidade de 7 milhões de litros.

Nesta instalaremos cerca de 140 a 160 válvulas de mangote

Válvula de mangote como válvula de regulação em adega privada
A adega regula o transporte de vinho com válvulas de mangote
As válvulas de mangote controlam o fluxo de fluidos em produtor de vinho
Válvula de mangote no ponto mais alto na grande unidade do produtor de vinho
As válvulas de mangote funcionam de forma fiável, mesmo em locais inacessíveis
Mais de 25 000 hectolitros são regulados por válvulas de mangote
Com uma pressão diferencial de 2 bar, o mosto é bloqueado de forma segura e estanque pela manga instalada na válvula de mangote
Se for aplicada uma pressão diferencial inferior a 2 bar na manga, também é possível efetuar uma dosagem através da válvula de mangote
A manga, como a peça fulcral de uma válvula de mangote, assegura um fluxo de produto completamente livre — sem estreitamento ou componentes no fluxo direto do produto
Graças aos componentes aptos para a utilização com os alimentos, as válvulas de mangote são utilizadas em todo o processo de produção
O controlo individual ou o controlo automático em grupo não são problema para as válvulas de mangote
 
As válvulas de mangote da série VF em DN 100 regulam a produção de vinho de uma adega

Requisitos:

  • Bloqueio e regulação seguros e fiáveis do fluxo de produção
  • Componentes das válvulas seguros para os alimentos
  • Rápidos tempos de reação das válvulas instaladas

Objetivos alcançados:

  • As válvulas de mangote da série VF são variantes de válvulas de mangote testadas e comprovadas, que garantem vários anos de funcionamento isentos de problemas e sem manutenção.
  • Foram instaladas mangas especiais em borracha, aptas para a utilização com alimentos, na qualidade 02X. Além disso, os interiores dos flanges instalados estão equipados com uma bucha de aço inoxidável. Isto significa que todos os componentes que entram em contacto com o vinho ou o mosto são adequados para o funcionamento em instalações Food & Beverage.
  • Em alguns locais, são necessários tempos de abertura mais rápidos das válvulas instaladas. Por conseguinte, as válvulas de mangote em questão foram complementadas com válvulas de purga rápida do ar adicionais.

Produto:
Mosto, vinho

Temperatura do processo:
Aprox. 15–25 °C

Número de válvulas de mangote instaladas:
Aprox. 70

Posição normal:
Aberta

Duração de operação por ano:
4–6 semanas

Ciclos de abertura e de fecho:
Até 200 por válvula de mangote
(durante a vindima)

Pressão diferencial:
Aprox. 2 bar

Configuração da válvula:
Diâmetro nominal: DN 100
Série: VF
Corpo: aço inoxidável
Ligações: flange em alumínio com bucha de aço inoxidável (adequada para utilização com alimentos)
Manga: borracha natural, qualidade alimentar, clara

Componentes acessórios:
Válvula de purga rápida do ar [EN] [PDF]
(em algumas válvulas)

Designação da válvula:
VF100.02X.35.30LA

Líder de mercado mundial

38 anos empresa de família

600 novos clientes anualmente

20.000 clientes em todo o mundo

Promessa de fornecimento exclusiva

< 0,2 % taxa de reclamação

> 99 % dos clientes satisfeitos

30 agentes autorizados em todo o mundo

Maior sortido de produtos

10.000 variantes de válvulas de mangote

2.500 variantes disponíveis a partir do armazém

100.000 unidades vendidas anualmente

Gama de serviços abrangente

80 formatos CAD

32 vídeos de montagem e animação

16 Documentação em 16 idiomas