40
600
20.000
Embora o setor alimentar tenha sido em tempos apenas um ramo da agricultura a jusante, que processava os produtos das explorações agrícolas, este é atualmente muito mais diversificado. As válvulas desempenham uma função importante no processamento, produção e transporte de uma grande variedade de produtos — nomeadamente a regulação dos fluxos de transporte.
Com o aparecimento dos produtos produzidos sinteticamente, a produção em massa, bem como o processamento de grandes quantidades de alimentos, o quadro da indústria alimentar, de bebidas e de comida para animais mudou substancialmente.
Atualmente, processos de produção cada vez maiores e mais complexos permitem produzir ou processar quantidades cada vez maiores e embalar em tempos cada vez mais curtos.
A área da engenharia de instalações desempenha um dos papéis mais importantes neste ramo da indústria, porque são necessárias instalações de produção especialmente equipadas para quase todos os novos produtos alimentares. Com o avanço da automatização, as válvulas e válvulas de regulação também são, naturalmente, indispensáveis nesta área, pois o volume e a variedade de produtos acima mencionados têm de ser transportados, armazenados, doseados, abastecidos e embalados.
As válvulas de mangote da AKO Armaturen podem ser integradas numa vasta gama de processos na indústria alimentar, no setor das bebidas e no processamento de comidas para animais. Estas regulam e doseiam as mais diferentes substâncias e produtos. Desde líquidos a xaropes, mostos, pós e produtos granulados a alimentos inteiros, como frutos secos, frutas secas ou congeladas, ou grãos.
Na área da na transformação de produtos alimentares, as válvulas de mangote são praticamente aplicáveis de forma universal. Devido à sua construção sem espaços mortos e, portanto, higiénica, são muito fáceis de limpar “in place” e também requerem muito pouca manutenção, sendo assim ideais para todos os tipos e estados de agregação. Sejam alimentos em forma viscosa (p. ex., xarope), pó, produtos granulados ou alimentos não transformados, como frutos secos, fruta ou grão. Caso seja necessário utilizar válvulas certificadas no processo, a AKO Armaturen oferece também configurações especiais de válvulas com certificação EHEDG.
As válvulas de mangote também podem ser utilizadas de várias maneiras no setor do processamento de bebidas. Além de transportar ingredientes básicos — tais como xaropes, pedaços de fruta ou pó — as válvulas de mangote da AKO também podem ser utilizadas na tecnologia de enchimento de barris, latas ou garrafas e caixas. A indústria viticultura, por exemplo, utiliza há mais de 30 anos as válvulas de mangote AKO para regular e bloquear o mosto.
Do mesmo modo, as válvulas de mangote podem ser utilizadas no processamento de alimentos para animais, até à alimentação direta na criação de animais. Também aqui, o campo de aplicação estende-se desde a produção e enchimento até à integração em sistemas de alimentação automatizada, em explorações agrícolas.
Mais de 70 válvulas de mangote da AKO Armaturen regulam o transporte de mosto e vinho na nova unidade de produção de uma importante adega privada.
Descubra o motivo que levou a adega privada a optar pelas válvulas de mangote AKO...
Entre outras coisas, as válvulas de mangote AKO regulam o transporte dos doces, através de tubagens de sucção, e o enchimento final dos sacos prontos a vender.
As válvulas de mangote da AKO Armaturen doseiam o débito de passagem desejado, de modo a abastecer barris de cerveja exatamente como especificado.
Descubra aqui como a fábrica de cerveja tem usado válvulas de mangote há mais de 10 anos...
As válvulas de mangote regulam o transporte de materiais filtrantes para remover as substâncias turvas indesejadas da cerveja.
Líder de mercado mundial
40
600
20.000
Promessa de fornecimento exclusiva
< 0,2 %
> 99 %
30
Maior sortido de produtos
10.000
2.500
100.000
Gama de serviços abrangente
80
32
16