Porquê as válvulas de mangote AKO?

Beneficie dos serviços do líder mundial de mercado

Sistemas de transporte pneumáticos

Com a ajuda dos sistemas de transporte pneumáticos, os produtos a granel de todos os tipos são transportados em sistemas de tubagem através de subpressão (ver também transporte a vácuo) ou de sobrepressão. A pressão é criada pela injeção ou extração de gases (principalmente ar). Para além do transporte de produtos a granel, os sistemas de transporte pneumáticos são também populares para o transporte de águas residuais. As válvulas têm de ser especialmente concebidas para os requisitos do transporte pneumático.

As válvulas de mangote AKO são utilizadas como válvulas de regulação e de vedação nos sistemas de transporte pneumáticos

Consoante o meio de transporte, são utilizados diferentes tipos de sistemas de transporte pneumáticos:

Transporte em fase diluída:
No caso do transporte em fase diluída, os meios de transporte atingem as velocidades mais elevadas (mais de 20 m/s), comparando com todas as opções de transporte. No transporte em fase diluída, os produtos a granel são soprados através do sistema de tubagem em suspensão. A relação entre o gás a transportar e o material a transportar é, portanto, a mais baixa em comparação com outros métodos de transporte. O desgaste de todos os componentes envolvidos — especialmente na área das válvulas — é maior devido às altas velocidades.

Transporte em fase densa:
No transporte em fase densa (o segundo tipo de transporte mais rápido, aprox. 15–20 m/s), parte do material a transportar deposita no fundo dos sistemas de tubagem e é transportado através do sistema de tubagem por um movimento de deslizamento da parte suspensa localizada acima. Em comparação com o transporte em fase diluída, o transporte em fase densa é mais lento, mas a proporção de fluidos a transportar é maior. O desgaste nas válvulas e outros componentes das tubagens é menor. O transporte em dunas é comparável ao transporte em fase densa, em que o material depositado é guiado para a frente de uma forma semelhante à das dunas.

Transporte em tampão:
No chamado transporte em tampão, a proporção do fluido de débito é tão grande que se formam tampões individuais dentro das tubagens, que cobrem todo o diâmetro do tubo. Estes são pressionados através do sistema, pelas cavidades subsequentes com gás de transporte — ou puxados através do sistema de tubagem, no caso de subpressão. A velocidade do fluxo com o transporte em tampão é de aprox. 3–10 m/s. O débito aumenta novamente em comparação com o transporte em fase densa ou em fase diluída, e a tensão nas válvulas e componentes instalados diminui novamente em comparação com os tipos de transporte anteriores.

Transporte contínuo:
O transporte contínuo é um transporte contínuo de fase densa, em que uma mistura ininterrupta de substâncias gasosas e sólidas é empurrada ou puxada através do tubo. Este tipo de sistema de transporte pneumático é frequentemente utilizado para produtos a granel com uma vasta gama de tamanhos de grãos, mas as velocidades de fluxo são comparativamente baixas e só podem ser mantidas com equipamentos auxiliares adicionais, tais como válvulas de injeção. Com a ajuda dos equipamentos adicionais, são atingidas velocidades de transporte de aprox. 7–15 m/s — dependendo do material a transportar.

As válvulas de mangote evidenciam as suas vantagens nos sistemas de transporte pneumáticos

As válvulas de mangote podem ser utilizadas sem qualquer problema no transporte em fase diluída, em fase densa, em tampão e no transporte contínuo e, assim, em todos os sistemas comuns de transporte pneumático. Independentemente de serem utilizadas como válvulas de regulação ou de vedação.

Graças à construção robusta e antiabrasiva dos componentes em contacto com os fluidos (as ligações instaladas e a manga de borracha no interior), mesmo o transporte em fase diluída mais desgastante não é problema para as válvulas de mangote. Foram desenvolvidas misturas de compostos especiais resistentes à abrasão especialmente para a manga instalada, que ocupa uma grande parte da superfície em contacto com o fluido, assegurando uma longa vida útil, mesmo com materiais de transporte altamente abrasivos.
Além disso, todas as válvulas de mangote da AKO oferecem um fluxo sem estreitamento e sem espaços mortos e, portanto, não criam qualquer turbulência durante o transporte e não oferecem qualquer possibilidade para a formação de entupimentos.

Caso seja necessário realizar uma manutenção das válvulas de mangote instaladas, esta também pode ser realizada de forma simples e rápida no local, pelo próprio pessoal da entidade operadora. Isto minimiza os tempos de inatividade relacionados com a manutenção da instalação, bem como os custos associados. Dependendo do diâmetro nominal, a desmontagem, manutenção (p. ex., troca da manga) e montagem demoram apenas alguns minutos.
Dispomos de vídeos de manutenção para cada tipo de válvula, que descrevem o procedimento, passo a passo.

As válvulas de mangote AKO em utilização nos sistemas de transporte pneumáticos

CASO EXEMPLIFICATIVO:
Válvulas de mangote em sistemas de transporte pneumáticos de matérias-primas

O fabricante de sistemas de drenagem em betão polímero utiliza válvulas de mangote da AKO nos sistemas de transporte pneumáticos.

Descubra quais os produtos a granel que as nossas válvulas de mangote regulam nesta instalação...

As válvulas de mangote AKO controlam a água ácida nos sistemas de transporte pneumáticos

CASO EXEMPLIFICATIVO:
Válvulas de mangote como válvulas de regulação e de vedação para água ácida em sistemas de transporte pneumáticos

O fabricante de cabos de aço utiliza válvulas de mangote na remoção da água ácida acumulada.

Descubra o grau de satisfação do fabricante após uma experiência de mais de 40 anos com válvulas de mangote...

As válvulas de mangote AKO regulam os aditivos nos sistemas de transporte pneumáticos

CASO EXEMPLIFICATIVO:
As válvulas de mangote regulam os aditivos nos sistemas de transporte pneumáticos

A empresa de reciclagem de vidro utiliza válvulas de mangote no transporte pneumático de aditivos.

Leia como as válvulas de mangote são exatamente utilizadas nos sistemas de transporte pneumáticos...

Líder de mercado mundial

38 anos empresa de família

600 novos clientes anualmente

20.000 clientes em todo o mundo

Promessa de fornecimento exclusiva

< 0,2 % taxa de reclamação

> 99 % dos clientes satisfeitos

30 agentes autorizados em todo o mundo

Maior sortido de produtos

10.000 variantes de válvulas de mangote

2.500 variantes disponíveis a partir do armazém

100.000 unidades vendidas anualmente

Gama de serviços abrangente

80 formatos CAD

32 vídeos de montagem e animação

16 Documentação em 16 idiomas