39
600
20.000
A nível mundial, os comboios e os metropolitanos são um dos meios de transporte mais populares e mais frequentados. Seja no transporte público, transporte de passageiros de longa distância ou transporte de mercadorias — o metropolitano é uma parte importante da infraestrutura de transporte. As válvulas em funcionamento, que são instaladas nas mais diversas áreas e com as mais diversas tarefas, desempenham um papel importante na garantia do bom funcionamento das aplicações correspondentes.
As válvulas são utilizadas de diversas maneiras no setor ferroviário. Estas podem regular o enchimento de produtos a granel nos vagões correspondentes, dosear e parar o transporte dos mais variados meios operacionais (p. ex., água, areia, etc.) ou apoiar o processo de descarga.
O aumento constante do número de passageiros comprova a importância do metropolitano. Se perguntarmos aos passageiros sobre os seus desejos e requisitos para uma viagem de comboio, a resposta que obtemos na maioria dos casos é que este deve chegar ao destino de forma segura e pontual. Mas o tema do conforto é também um ponto importante para que o passageiro fique com uma memória positiva de uma viagem de comboio.
A sanita a bordo não é certamente a primeira coisa em que as pessoas pensam e do ponto de vista do passageiro, uma sanita a bordo funcional não é vista como nada de especial — mas quando falha, esta torna-se rapidamente o centro das atenções. Uma solução fiável para as sanitas a bordo — especialmente no que diz respeito ao transporte de águas cinzentas e negras controlado por válvulas — é, portanto, uma questão importante para os comboios.
Durante décadas, a eliminação de fezes nas sanitas a bordo dos comboios foi resolvida através de tubos de queda, que realizavam a eliminação das fezes diretamente para os carris durante a viagem. O aumento da consciência ambiental e da velocidade dos comboios, em que este tipo de eliminação já não é tecnicamente possível, levou à utilização de sistemas fechados nas modernas sanitas a bordo de hoje em dia, que recolhem as fezes e as águas cinzentas no comboio.
A sucção das águas negras da sanita é alcançada com subpressão. As válvulas de mangote da AKO Armaturen controlam esta sucção e são responsáveis pelo fecho ou desbloqueio da mesma.
Outra aplicação das válvulas de mangote na área dos veículos ferroviários é o enchimento dos chamados areeiros. A areia é utilizada para otimizar o processo de travagem dos comboios e para aumentar a tração em carris molhados, por exemplo. Neste processo, a areia carregada — cujo processo de enchimento foi previamente regulado por meio de uma válvula de mangote — é espalhada sobre o carril em frente às respetivas rodas do bloqueio com a ajuda de ar comprimido ou de um tubo de queda. Isto aumenta a fricção entre a roda e o carril e reduz a distância de travagem ou melhora o efeito de tração.
Líder de mercado mundial
39
600
20.000
Promessa de fornecimento exclusiva
< 0,2 %
> 99 %
30
Maior sortido de produtos
10.000
2.500
100.000
Gama de serviços abrangente
80
32
16