Porquê as válvulas de mangote AKO?

Beneficie dos serviços do líder mundial de mercado

Transporte a vácuo

O transporte a vácuo é uma variante especial de transporte dos sistemas de transporte pneumáticos. Tal como o nome sugere, um vácuo artificialmente criado dentro das tubagens é utilizado para puxar ou sugar o material transportado através das mesmas. O transporte por sucção pode ser utilizado igualmente para o transporte de materiais de todos os tipos e para o esvaziamento de reservatórios de todos os tipos. As válvulas que devem ser utilizadas na área do transporte a vácuo têm de ser concebidas para a operação sob vácuo.

As válvulas de mangote AKO efetuam a regulação com a ajuda de processos AKOVAC no transportes a vácuo

O vácuo dentro as tubagens é criado por uma bomba de vácuo no final da secção de transporte. Esta está normalmente situada num reservatório separador, no qual o ar aspirado passa por um sistema de filtragem e é separado do material transportado. O material transportado é recolhido neste reservatório e pode ser posteriormente transportado ou processado com a ajuda de válvulas após a remoção do vácuo. Após a desativação da bomba de vácuo, a pressão dentro das tubagens e do reservatório separador iguala-se novamente à pressão ambiente.

Para que o sistema de filtragem funcione em toda a sua capacidade, este deve ser regularmente limpo de aderências — o chamado bolo de filtração. Para isso, um curto impulso de ar é soprado contra o filtro. Após as aderências terem sido eliminadas, a bomba de vácuo pode recomeçar a sua operação.

Para evitar um estreitamento indesejado ou um completo bloqueio involuntário dentro das tubagens sob vácuo na válvula, as válvulas nesta área têm de ser adequadas para o funcionamento sob vácuo.

Para além da fiabilidade da tecnologia de vácuo durante o esvaziamento de reservatórios, o transporte a vácuo também apresenta outras características positivas. P. ex., alivia a tensão física para os funcionários e reduz influências nocivas, tais como a formação de pó ou a libertação de substâncias.

No entanto, as tubagens de sucção também são utilizadas fora dos processos industriais. Por exemplo, em aspiradores a vácuo para automóveis, como são frequentemente encontradas em centros de lavagem de automóveis ou em sanitas a vácuo, em comboios. Também nestes sistemas, as válvulas asseguram a abertura ou o bloqueio das tubagens submetidas a vácuo.

As válvulas de mangote podem ser utilizadas com unidades de controlo AKOVAC no transporte a vácuo

As válvulas de mangote podem ser instaladas nas mais variadas posições, na área do transporte a vácuo. Logo no início do sistema de tubagens, estas podem regular a extração a partir de vários reservatórios, tais como barris, latas, camiões-silo ou reboques de transporte; podem também controlar e bloquear o fluxo de transporte dentro das tubagens a vácuo e podem ser instaladas na extremidade inferior dos reservatórios separadores, como válvulas de extração.

De modo a ser possível utilizar válvulas de mangote no transporte a vácuo (a partir de > -0,1 bar), estas têm de estar equipadas com uma unidade de controlo que compense e, consequentemente, contrarie o vácuo na tubagem. Isto também pode ser alcançado através de um bypass, que utiliza o vácuo limpo do processo da bomba de vácuo e, de seguida, o direciona para o interior da válvula de mangote através da purga de ar da válvula solenoide. Se esta compensação de vácuo não for realizada através de uma unidade de controlo ou bypass, a manga instalada contrai-se — devido à subpressão — deixando assim de oferecer um fluxo sem estreitamento. Além disso, a vida útil da manga é significativamente reduzida devido ao aumento da sobrecarga no interior da manga.

Com as unidades de controlo AKOVAC Basic e AKOVAC Comfort, a AKO Armaturen oferece dois sistemas que equipam de forma ideal as válvulas de mangote, para uma utilização no transporte a vácuo. A unidade de controlo nem sempre tem de ser montada diretamente na válvula de mangote; a subpressão também pode ser controlada centralmente e ser assim aplicada a várias válvulas de mangote simultaneamente.
A AKO disponibiliza informações mais detalhadas sobre as unidades de controlo para o transporte a vácuo (AKOVAC).

Outro campo de aplicação para válvulas de mangote no transporte a vácuo são as sanitas a vácuo nos comboios.

Válvulas de mangote AKO com AKOVAC nas tubagens de sucção de uma fábrica de cerveja

CASO EXEMPLIFICATIVO:
As válvulas de mangote controlam o transporte de terra de diatomáceas numa tubagem de sucção

A fábrica de cerveja utiliza válvulas de mangote com uma unidade de controlo AKOVAC para o transporte a vácuo de terra de diatomáceas.

Leia aqui quais as tarefas exatas que as válvulas de mangote assumem nas tubagens de sucção...

As válvulas de mangote AKO regulam o transporte de produtos alimentares em tubagens de sucção

CASO EXEMPLIFICATIVO:
As válvulas de mangote regulam o transporte em tubagens de sucção sob vácuo

O fabricante de doces utiliza válvulas de mangote como válvulas de regulação nas tubagens de sucção.

Descubra aqui que tarefas as válvulas de mangote AKO assumem...

Líder de mercado mundial

38 anos empresa de família

600 novos clientes anualmente

20.000 clientes em todo o mundo

Promessa de fornecimento exclusiva

< 0,2 % taxa de reclamação

> 99 % dos clientes satisfeitos

30 agentes autorizados em todo o mundo

Maior sortido de produtos

10.000 variantes de válvulas de mangote

2.500 variantes disponíveis a partir do armazém

100.000 unidades vendidas anualmente

Gama de serviços abrangente

80 formatos CAD

32 vídeos de montagem e animação

16 Documentação em 16 idiomas