Porquê as válvulas de mangote AKO?

Beneficie dos serviços do líder mundial de mercado

Impressão 3D de betão com a ajuda de uma válvula de mangote AKO da série VMP

A AKO disponibiliza uma válvula de mangote para protótipos de um robô de impressão 3D de betão. A válvula da série VMP, no diâmetro nominal DN 25, foi fornecida com uma manga antiabrasiva para assegurar uma vida útil longa e fiável. Além disso, foi instalado um circuito de segurança na válvula de mangote, que continua a manter a válvula fechada no caso de uma falha de ar comprimido.

O robô de impressão com válvula de mangote AKO instalada funciona com um betão de alto desempenho, que é adicionalmente misturado com aditivos na gama de 0,3 mm–1 mm. Por conseguinte, uma manga de válvula de mangote resistente à abrasão em borracha natural de alto desempenho é utilizada para este meio abrasivo.

O primeiro robô de impressão 3D de betão do mundo está em fase de desenvolvimento há cerca de dois anos e deverá ser lançado no mercado no final de 2018. Após o seu lançamento no mercado, será possível produzir um grande número de elementos de betão diretamente no local com a ajuda do robô de impressão — e da válvula de mangote AKO instalada. Desde pequenas peças pré-fabricadas em betão a elementos de revestimento de fachadas, a impressora 3D deverá ser capaz de produzir por instrução.

O robô de impressão 3D da altura de uma pessoa e equipado com um braço de seis eixos, que está montado num tipo de guindaste de pórtico, deve ser capaz de concluir de forma flexível e rápida as tarefas que lhe forem atribuídas. O betão é injetado através de um bocal de pressão (diâmetro: aprox. 10 mm) à dimensão desejada através de movimentos pendulares, podendo assim “imprimir” a forma desejada ou o objeto tridimensional desejado, camada por camada. A válvula de mangote AKO instalada da série VMP está conectada em frente ao bocal de pressão, assegurando assim a dosagem correta e uma paragem e desbloqueio fiáveis do betão de alto desempenho. Graças à manga resistente à abrasão instalada, a válvula de mangote é insensível às características abrasivas do betão misturado com aditivos.


Possui uma aplicação comparável?
Teremos todo o prazer em aconselhá-lo sobre a utilização das válvulas de mangote!

 

Os testes iniciais anteriores, utilizando uma válvula com cilindro pneumático, levantaram preocupações de segurança, uma vez que não havia forma segura de descarregar qualquer sobrepressão que pudesse ocorrer dentro do sistema sem causar danos, dado que a sobrepressão tornaria os cilindros pneumáticos incontroláveis.

Inúmeras alternativas foram então consideradas e a decisão final recaiu sobre a válvula de mangote da série VMP da AKO, atualmente instalada. Ao evacuar o ar comprimido da válvula de mangote, a sobrepressão pode escapar sem impedimentos do sistema, sem danificar quaisquer componentes nem torná-los inutilizáveis. Se a pressão subir a um nível perigoso, esta pode escapar automaticamente através da válvula de mangote, uma vez que começa a abrir independentemente a partir de uma determinada pressão diferencial. Uma outra vantagem foi a redução do peso que podia ser alcançada através da instalação de uma válvula de mangote. O peso total da válvula de regulação anterior era superior a 40 quilogramas, enquanto que com a válvula de mangote VMP, este peso é atualmente de apenas 500 gramas. O fabricante conseguiu assim poupar mais de 98% de peso nesta área.
O engenheiro de investigação do projeto afirma:

  "Estamos muito satisfeitos com a válvula de mangote instalada e particularmente impressionados com a variedade de produtos da AKO. É bom saber que o processo pode ser ampliado no futuro, se precisarmos de válvulas maiores."

Válvula de mangote VMP025.03XK.72 na impressão 3D/Contour Crafting

Requisitos:

  • Válvula resistente ao desgaste e de baixa manutenção.
  • Redução drástica do peso em comparação com a válvula anterior.
  • Evacuação segura da sobrepressão indesejada dentro do sistema.
  • A válvula tem de continuar fechada em caso de falha/queda do ar comprimido.

Objetivos alcançados:

  • A manga em borracha natural de baixo desgaste utilizada assegura uma longa vida útil e uma manutenção mínima.
  • > 98% de poupança de peso em comparação com o modelo anterior.
    Válvula anterior: 40 kg
    Válvula de mangote: 500 g
  • A válvula de mangote abre automaticamente assim que for atingida uma pressão de serviço crítica (pressão diferencial demasiado elevada).
  • Circuito de segurança instalado para manter a válvula de mangote fechada em caso de falha/queda involuntária de ar comprimido.

Produto:
Pasta de cimento,
betão de alto desempenho

Granulometria:
0,3 mm–1,0 mm

Temperatura do processo:
Temperatura ambiente

Posição normal:
Fechada

Opção adicional:
Circuito de segurança

Configuração da válvula:
Diâmetro nominal: DN 25
Série: VMP
Corpo: POM, preto
Ligações: rosca interna, POM, preta
Manga: borracha natural

Designação da válvula:
VMP025.03XK.72

Líder de mercado mundial

38 anos empresa de família

600 novos clientes anualmente

20.000 clientes em todo o mundo

Promessa de fornecimento exclusiva

< 0,2 % taxa de reclamação

> 99 % dos clientes satisfeitos

30 agentes autorizados em todo o mundo

Maior sortido de produtos

10.000 variantes de válvulas de mangote

2.500 variantes disponíveis a partir do armazém

100.000 unidades vendidas anualmente

Gama de serviços abrangente

80 formatos CAD

32 vídeos de montagem e animação

16 Documentação em 16 idiomas