40
600
20.000
A empresa, especializada em mobiliário de jardim e vasos para plantas em caldas de betão e betão reforçado com fibra de vidro, utiliza com sucesso válvulas de mangote da série VMC com ligações de rosca fêmea e uma manga antiabrasiva em borracha natural, no diâmetro nominal DN 25.
No fabrico de mobiliário de jardim e de vasos para plantas, o betão é pressionado através de um bocal de pulverização especial a alta pressão. Ao mesmo tempo, as fibras de vidro cortadas são sopradas para o fluxo de pulverização para reforçar a superfície do molde. As válvulas de mangote instaladas da AKO Armaturen têm sido responsáveis pela regulação dos fluxos de produto há vários anos.
Anteriormente, estas tarefas eram executadas por chaves esféricas, que, no entanto, apresentavam sinais de desgaste nas peças móveis após apenas um curto período de utilização, pelo que tinham de ser substituídas. Devido a partículas de areia altamente abrasivas (granulometria: 0,6 mm–1,0 mm), no mecanismo de fecho das chaves esféricas formavam-se rapidamente depósitos de lubrificante, resultando num padrão de fecho não estanque. O conteúdo de água foi assim capaz de se infiltrar mesmo no estado fechado, provocando assim a secagem e solidificação parcial dos fluidos que se encontravam exatamente atrás da válvula. Nestas circunstâncias, quando as chaves esféricas são abertas, a massa agora parcialmente endurecida pode entupir a cabeça de pulverização e assim causar o rebentamento da mangueira de transporte. “As consequências são óbvias”, referiu um responsável local.
“Ficámos agradavelmente surpreendidos com a durabilidade
da manga em borracha natural, apesar das condições difíceis —
ainda temos a primeira manga em uso!
Simplesmente um produto fantástico!“
Após utilizar as válvulas de mangote AKO Armaturen como alternativa para as chaves esféricas com tendência a erros e após configurá-las através de temporizadores de fecho, para permitir um fluxo contínuo de produto no bocal de pulverização (a bomba para entrega de material funciona por impulsos), os tempos de inatividade e os trabalhos de manutenção foram reduzidos ao mínimo.
Se for necessário realizar uma substituição da manga, isto não resulta em longos tempos de inatividade. A substituição pode ser realizada de forma simples e rápida no local, pelos próprios funcionários da entidade operadora. A substituição da válvula de mangote completa não é necessária.
Requisitos:
Objetivos alcançados:
Produto:
Caldas de cimento, betão de fibra de vidro
Temperatura do processo:
Temperatura ambiente
Posição normal:
Fechada
Ciclos de abertura e de fecho:
Aprox. 100–200 por dia
Pressão diferencial:
4 bar
(2,0–2,5 bar são, no entanto, suficientes e podem prolongar ainda mais a vida útil)
Configuração da válvula:
Diâmetro nominal: DN 25
Série: VMC
Corpo: alumínio
Ligações: rosca interna, aço inoxidável
Manga: borracha natural
Designação da válvula:
VMC25.03XK.50G.30LX
Líder de mercado mundial
40
600
20.000
Promessa de fornecimento exclusiva
< 0,2 %
> 99 %
30
Maior sortido de produtos
10.000
2.500
100.000
Gama de serviços abrangente
80
32
16