As válvulas sem espaços mortos evitam depósitos e, consequentemente, formações de cavidades

As válvulas sem espaços mortos da AKO estão disponíveis em diferentes modelos e são a solução perfeita para prevenir depósitos no interior da válvula e fora do fluxo direto de produto.

Todas as válvulas da AKO estão concebidas de forma a que nenhum componente penetre no fluxo direto de produto. Além disso, não existem cavidades ou cortes, nos quais o material de fluxo se pudesse acumular. Especialmente nos setores higienicamente sensíveis, tais como a indústria alimentar, farmacêutica e química, evita-se assim que nos depósitos dos cortes e das cavidades se formem e cresçam germes e bactérias. Mas também nas áreas industriais, nas quais devem ser transportados materiais com tendência para a incrustação, as válvulas sem espaços mortos apresentam-se como a solução ideal.

Solicite informações sobre a válvula sem espaços mortos na AKO!

Secção de uma válvula sem espaços mortos
Válvula sem espaços mortos na secção

O papel da manga nas válvulas sem espaços mortos

Nas válvulas sem espaços mortos, a manga posicionada no interior tem uma especial importância, uma vez que este componente básico constitui toda a válvula. Esta é crucial para a velocidade de fecho, para o fecho estanque e para o fluxo livre de estreitamento. Além disso, a manga entra em contacto direto, em quase toda a largura da válvula, com o material a transportar. Por essa razão, a AKO dá grande importância a misturas de elastómero de elevada qualidade, as quais fazem da manga um dos componentes mais fiáveis e seguros de toda a válvula.

Produzimos mangas para válvulas sem espaços mortos em diferentes elastómeros para as mais diversas condições de serviço e transporte. Em qualquer um dos casos, estas mangas vedam de forma perfeita e regulam ou param o transporte de líquidos e matérias sólidas de forma rápida e segura. Quando combinada com uma válvula proporcional eletropneumática, é possível inclusive alcançar uma dosagem ou regulação aproximada do fluxo de produto. A elevada resistência à abrasão das mangas garante longas vidas úteis e as suas propriedades elásticas não se perdem mesmo com processos de abertura e fecho muito frequentes. Assim, poderá beneficiar de intervalos de manutenção superiores, de menos interrupções dos seus processos operacionais e, consequentemente, de custos de serviço mais reduzidos.

Válvulas sem espaços mortos - a construção

As válvulas sem espaços mortos da AKO são compostas por três componentes principais: o corpo, as tampas de ligações e a manga interior. Estes três componentes estão disponíveis numa ampla variedade de materiais:

  • Corpo: aço inoxidável 1.4408, aço, alumínio, plástico
  • Ligações: aço inoxidável 1.4404, aço, alumínio, plástico
  • Manga: borracha natural, neopreno, EPDM, Viton, nitrilo, Hypalon, butilo, silicone

Para além disso, as tampas de ligações podem ser selecionadas nas seguintes opções:

  • Flange (DIN & ANSI) & flange de colar higiénico (DIN)
  • Rosca interna (DIN & ANSI/ASME)
  • Junta roscada (DIN)
  • Pontas de soldar (DIN & ASTM)
  • Bocal de aperto (DIN) & bocal de aperto de colar (DIN)
Figura de uma manga de válvulas sem espaços mortos
As válvulas sem espaços mortos possuem mangas especiais
Figura de uma válvula sem espaços mortos da AKO
Válvula sem espaços mortos com os três componentes típicos

Válvulas sem espaços mortos com certificação EHEDG

O European Hygienic Engineering and Design Group (EHEDG) é uma associação composta por empresas do setor alimentar, entidades públicas do setor da saúde e de centros de investigação. Esta associação emite diretivas para componentes que são utilizados nos setores sensíveis da indústria alimentar, farmacêutica e química.

As válvulas sem espaços mortos da AKO também estão disponíveis em combinações higiénicas, que tenham recebido uma certificação EHEDG, podendo assim ser utilizadas nos setores acima mencionados sem quaisquer problemas.
As válvulas sem espaços mortos da série VMCE foram certificadas pelo EHEDG de acordo com as exigências para os tipos de classe EL 1 e classe assética EL 1, sendo por isso:

  • Fáceis de limpar (compatível com CIP)
  • Estéreis (compatível com SIP)
  • À prova de bactérias
  • Algumas válvulas podem ainda ser utilizadas com sistemas pig, sendo assim compatíveis com RIP

A seguinte animação ilustra os vários processos de limpeza e esterilização numa válvula sem espaços mortos. Em caso de dúvidas, entre em contacto com a nossa equipa de assistência técnica.

As vantagens das válvulas sem espaços mortos da AKO

A AKO especializou-se há mais de 30 anos no desenvolvimento, construção e venda de válvulas sem espaços mortos e fornece hoje material para clientes de todo o mundo. As válvulas da AKO são utilizadas nos mais variados setores e para as mais variadas aplicações - isto demonstra que as válvulas adaptadas às necessidades podem ser combinadas de acordo com as exigências do cliente. As vantagens das válvulas sem espaços mortos da AKO incluem:

  • Estrutura modular e livre seleção de material
    no corpo, tampas de ligações e manga
  • Construção compacta e leve
  • Limpeza e esterilização no local
  • Bloqueio estanque ao vácuo e ao ar
  • Consumo de ar comprido reduzido graças a
    formato do corpo eficiente e elíptico
  • Vida útil longa graças a materiais/elastómeros de alta qualidade

Áreas de aplicação das válvulas sem espaços mortos

As válvulas sem espaços mortos são utilizadas em todas as aplicações, onde seja necessário transportar fluidos que possuam características de depositação fora do fluxo direto de produto. Exemplos dos campos de aplicação:

  • Na indústria alimentar, especialmente nos setores nos quais são processados, por exemplo, líquidos, tais como xarope, materiais viscosos e suscetíveis à aderência ou fluidos com tendência para a incrustação.

  • Na indústria farmacêutica, por exemplo no transporte de ingredientes para comprimidos ou medicamentos líquidos/viscosos.

  • Na indústria química, por exemplo no processamento de químicos líquidos ou pulverulentos ou respetivas substâncias base.

  • Mas também em todas as outras áreas industriais nas quais seja necessário transportar ou regular fluidos com tendência para a incrustação.

A nossa equipa de vendas & assistência técnica tem todo o prazer de o aconselhar!

Se desejar saber mais sobre as válvulas sem espaços mortes e sobre o nosso flexível sistema modular, contacte-nos. Descreva as suas exigências aos nossos especialistas para obter propostas de soluções ideais para as suas aplicações. Estamos aqui para si.

Formatos de ficheiros permitidos: pdf, jpg, png, tif, tiff, doc, docx, xls, xlsx, zip
Tamanho total máximo: 10,00 MB
Número de ficheiros carregados: 0 / 10
Tamanho dos ficheiros carregados: 0 Bytes / 10,00 MB

Os campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório.

Líder de mercado mundial

33 anos empresa de família

600 novos clientes anualmente

20.000 clientes em todo o mundo

Promessa de entrega única

< 0,2 % taxa de reclamação

> 99 % dos clientes satisfeitos

30 agentes autorizados em todo o mundo

Maior seleção de produtos

10.000 variantes de válvulas de mangote

2.500 variantes disponíveis a partir do armazém

100.000 unidades vendidas anualmente

Pacote de serviço

80 formatos CAD

32 vídeos de montagem e animação

16 Documentação em 16 idiomas