As válvulas resistentes ao desgaste da AKO são as mais conhecidas no ramo

As válvulas resistentes ao desgaste com comando pneumático são frequentemente utilizadas nas instalações de bombagem industriais, uma vez que estas contam com inúmeras características vantajosas, ao contrário de outras soluções de válvulas. Além de a construção das válvulas resistentes ao desgaste submetidas a ar comprimido assegurar um fluxo completamente livre do material a transportar, garantindo simultaneamente uma vedação perfeita no estado fechado da válvula,

permite ainda uma montagem e uma substituição descomplicadas, bem como uma automatização simples em instalações industriais de grandes dimensões. Uma outra vantagem comparativamente às válvulas tradicionais é a possibilidade de adaptar a manga interior, como uma única peça de desgaste da válvula, de forma perfeita ao fluido de débito.

Válvulas resistentes ao desgaste na versão pneumática

As válvulas resistentes ao desgaste com comando pneumático (também denominadas de válvulas de mangote) têm um lugar cativo no portefólio de produtos da AKO. As entidades operadoras das instalações podem encontrar uma vasta gama de válvulas com características resistentes ao desgaste, nos diâmetros nominais convencionais e em todas as importantes variantes de ligações.

O princípio de funcionamento de válvulas com comando pneumático – independentemente da natureza ou da orientação da válvula – é sempre o mesmo: o fluxo do material a transportar é parado com a compressão da manga instalada no interior das válvulas resistentes ao desgaste através da alimentação de ar comprimido (ou um fluido) para dentro do corpo. O padrão de fechamento tipo labial da manga garante aqui uma vedação absolutamente estanque do fluxo do fluido, sejam produtos a granel, pós, granulados, suspensões ou líquidos puros.

Na subsequente evacuação do ar comprimido, a manga abre automaticamente graças à sua elevada força de restabelecimento e o fluxo de produto é novamente introduzido sem qualquer estreitamento. As válvulas resistentes ao desgaste modernas dispõem de um corpo com um formato elíptico, com o qual é reduzida a utilização do ar comprimido necessário na câmara de controlo até 45 %. Desta forma é possível alcançar poupanças significativas nos custos energéticos, tempos de abertura e de fecho mais rápidos e conservando assim a manga, uma vez que é durante o movimento de abertura e de fecho que o desgaste atinge o seu pico devido ao fluxo do produto na alma da manga – do interior da manga.

Válvulas resistentes ao desgaste - Exemplos

Válvula resistente ao desgaste da série VMC Válvula resistente ao desgaste da série VMP Válvula resistente ao desgaste da série VF

Válvulas resistentes ao desgaste – a construção da válvula

As válvulas resistentes ao desgaste são compostas por poucos componentes: um corpo plástico ou metálico, as ligações instaladas nos dois lados e a manga em borracha no interior da válvula.

Assim, além do lado interior da manga – também denominado de alma – apenas os lados interiores estreitos dos tipos de ligações entram em contacto direto com o fluido de débito. Os materiais destes elementos em contacto com o produto podem ser livremente combinados para o fluido a transportar.
Graças à construção sem estreitamento das válvulas resistentes ao desgaste é possível excluir quase totalmente entupimentos ou incrustações, garantindo assim uma passagem fiável e sem perturbações. Como consequência, a limpeza da válvula não representa qualquer problema. Os procedimentos de limpeza SIP e CIP utilizados no setor alimentar são possíveis sem quaisquer restrições.

Também na manutenção e conservação, a válvula evidencia as vantagens da sua construção simples – leia mais aqui sobre a desmontagem e montagem simples.

Válvulas resistentes ao desgaste – a estrutura da válvula
Válvulas resistentes ao desgaste: a estrutura simples garante a utilização eficaz e sem fricção
Válvulas resistentes ao desgaste e a estrutura da manga
Válvulas resistentes ao desgaste: a estrutura da manga interior

Válvulas resistentes ao desgaste – a manga no interior é a peça fulcral

As válvulas resistentes ao desgaste são avaliadas com base na manga. Dentro da válvula, a manga desempenha o papel mais importante, sendo ao mesmo tempo o componente que sofre a maior carga: por um lado, é esperada uma elevada elasticidade por parte da manga – devido ao modo de funcionamento da válvula – durante o fecho e abertura. Simultaneamente, a manga deve apresentar características resistentes ao desgaste de modo a poderem ser utilizadas mesmo com fluidos abrasivos.

Por essa razão, a AKO atribui uma especial importância à seleção e ao aperfeiçoamento dos materiais utilizados, bem como à estrutura da manga. Além de uma série de qualidades de manga para fluidos não problemáticos, estão ainda disponíveis combinações de borracha especialmente desenvolvidas, que garantem uma vida útil longa mesmo com elevada carga abrasiva, sendo assim perfeitamente adequadas para a utilização em válvulas resistentes ao desgaste.

Nas mangas para válvulas resistentes ao desgaste da AKO, os três segmentos de uma manga – a cobertura (pele exterior), o interior com reforço de tecido e a pele interior da manga – estão precisamente adaptados uns aos outros, bem como à finalidade de utilização.

As válvulas resistentes ao desgaste podem ser universalmente utilizadas

As válvulas resistentes ao desgaste são utilizadas em inúmeros setores, sobretudo da indústria:

  • Indústria química
  • Indústria de plásticos
  • Indústria mineira
  • Construção civil e indústria de materiais de construção
  • Tecnologia ambiental
  • Tratamento de águas residuais e efluentes
  • Indústria farmacêutica
  • Tecnologia médica
  • Construção de instalações
  • Géneros alimentícios
  • entre outros.

É com fluidos abrasivos que as válvulas resistentes ao desgaste evidenciam os seus pontos fortes – mas podem também ser utilizados nos materiais a transportar convencionais e que não suscitam problemas:

  • Escórias
  • Suspensões
  • Líquidos viscosos
  • Produtos a granel
  • Minérios
  • Pós
  • Materiais de grão fino
  • entre outros.

Estão igualmente disponíveis modelos especiais para o transporte de géneros alimentícios ou para a utilização em áreas potencialmente explosivas. A nossa equipa de vendas terá todo o prazer em aconselhá-lo.

As válvulas resistentes ao desgaste possuem uma manutenção simples e uma utilização fiável

As válvulas resistentes ao desgaste são válvulas de pouca manutenção. Apenas a manga situada no interior da válvula deve ser periodicamente substituída – o intervalo é determinado pelo fluido e pela frequência de comando. As mangas resistentes ao desgaste da AKO são, contudo, concebidas para a paragem e regulação de fluidos abrasivos e possuem uma longa vida útil, mesmo em condições difíceis. Em caso de necessidade de uma substituição da manga, esta pode ser realizada no local por pessoal próprio e sem recorrer a nenhuma ferramenta especial, podendo ser novamente montada na instalação num curto espaço de tempo. Aliás: em caso de uma substituição da manga, todos os outros componentes da válvula podem ser novamente utilizados e novamente instalados com a nova manga.

Simples na construção -> eficaz na aplicação

As válvulas resistentes ao desgaste podem ser personalizadas de acordo com as suas exigências

As válvulas resistentes ao desgaste da AKO baseiam-se num sistema modular. O corpo, as ligações e o material da manga podem ser combinados exatamente de acordo com as exigências da instalação e do material de transporte, garantindo assim o melhor funcionamento possível. Para isso está disponível uma série de materiais para o corpo e para as ligações, bem como todos os importantes tipos de ligações. Para os materiais da manga pode recorrer a uma vasta seleção de variações de borrachas robustas e duradouras. Incluindo modelos especiais para o setor alimentar e mangas condutíveis para a utilização em áreas Ex.

Um sistema = numerosas possibilidades

Válvulas resistentes ao desgaste - escreva-nos as suas exigências!

Formatos de ficheiros permitidos: pdf, jpg, png, tif, tiff, doc, docx, xls, xlsx, zip
Tamanho total máximo: 10,00 MB
Número de ficheiros carregados: 0 / 10
Tamanho dos ficheiros carregados: 0 Bytes / 10,00 MB

Os campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório.

Líder de mercado mundial

33 anos empresa de família

600 novos clientes anualmente

20.000 clientes em todo o mundo

Promessa de fornecimento exclusiva

< 0,2 % taxa de reclamação

> 99 % dos clientes satisfeitos

30 agentes autorizados em todo o mundo

Maior sortido de produtos

10.000 variantes de válvulas de mangote

2.500 variantes disponíveis a partir do armazém

100.000 unidades vendidas anualmente

Gama de serviços abrangente

80 formatos CAD

32 vídeos de montagem e animação

16 Documentação em 16 idiomas