ako@valvula-de-mangote.com

Válvulas resistentes à abrasão e respetivos campos de aplicação

As válvulas resistentes à abrasão são sobretudo utilizadas em instalações industriais com fluidos problemáticos e muito abrasivos. Nestas áreas de aplicação é particularmente importante utilizar soluções de válvulas robustas, de modo a prevenir constantes trabalhos de manutenção. Inúmeros ramos dependem do transporte fiável e económico de fluidos de débito abrasivos para as suas instalações.

Para além de serem utilizadas em sistemas de tubagem convencionais na indústria transformadora, as válvulas resistentes à abrasão são ainda utilizadas em silos, sistemas de pesagem e dosagem e em veículos comerciais. Simplesmente sempre que seja necessário transportar e/ou controlar matérias sólidas abrasivas e líquidos contaminados através de instalações de bombagem.

Sinopse dos setores

Os seguintes setores (sinopse) confiam no modo de funcionamento fiável e económico das válvulas resistentes à abrasão:

  • Indústria mineira para produção de potassa
  • Indústria de cerâmica no transporte de lamas e matérias sólidas
  • Construção civil e indústria cimenteira para o transporte de cimento, saibro, areia, betão e produtos a granel
  • Indústria alimentar para o transporte de, por exemplo, açúcar e sal
  • entre outros.

Válvulas resistentes à abrasão (animação sobre o funcionamento)

O vídeo mostra a estrutura e o funcionamento de uma válvula resistente à abrasão. A manga resistente à abrasão instalada está concebida de forma a imobilizar de maneira fiável materiais a transportar extremamente abrasivos.

Válvulas resistentes à abrasão - a peça fulcral é a manga

Especialmente no setor do transporte e da regulação de matérias sólidas abrasivas é, por norma, utilizada uma mistura particularmente robusta em borracha natural numa válvula resistente à abrasão, que garante uma longa vida útil mesmo com produtos a granel problemáticos. Além desta mistura em borracha bastante resistente, são ainda incorporados elementos de tecido que aumentam ainda mais a vida útil da manga. A qualidade dos materiais utilizados para o fabrico determina assim o comportamento antiabrasivo das mangas e, consequentemente, a respetiva vida útil.

Estrutura da manga com válvulas resistentes à abrasão
Estrutura da manga com válvulas resistentes à abrasão

Válvulas resistentes à abrasão: longa vida útil com fluidos altamente abrasivos

A vida útil das válvulas resistentes à abrasão é determinada pelo respetivo material a transportar e pela qualidade ou comportamento antiabrasivo das mangas, que otimizam o trabalho no interior do corpo das válvulas. Quanto maior for a qualidade e a resistência à abrasão da manga, mais reduzidos serão os tempos de inatividade e os custos de conservação para a válvula, uma vez que os intervalos de manutenção ou de substituição aumentam, reduzindo assim também os períodos de inatividade de produção.

Manutenção de uma válvula resistente à abrasão: rápida, simples e económica!

Nas válvulas resistentes à abrasão até mesmo a melhor manga deve ser substituída a dado momento. Contudo, isto é possível sem grandes períodos de inatividade da instalação. Graças à construção simples, mas eficaz, de uma válvula de mangote, a manga é substituída num abrir e fechar de olhos. Os tutoriais em vídeo sobre como proceder à substituição da manga podem ser consultados no site da AKO.
Aliás: o corpo da válvula não necessita de ser igualmente substituído, podendo ser novamente integrado na instalação com a nova manga.

Vídeos de montagem

No site da AKO disponibilizamos vários vídeos de montagem ou de reparação, que o ajudam na manutenção das suas válvulas resistentes à abrasão. Ir para o portal de vídeos AKO

Juntos encontraremos a sua válvula resistente à abrasão!

Utiliza fluidos agressivos ou abrasivos? Procura uma alternativa eficaz e económica para as suas válvulas de vedação / regulação convencionais? Então escreva-nos as suas exigências para uma válvula resistente à abrasão e os nossos consultores irão compor as configurações de válvulas adequadas para si. Temos também todo o prazer em receber o seu contacto telefónico.

Uma vez que as válvulas resistentes à abrasão são configuradas através de um sistema modular, estas são perfeitamente concebidas de acordo com as exigências do fluido e da aplicação.
Selecione a partir de uma ampla variedade de tipos de elastómeros, materiais para o corpo e para as ligações, bem como todos os tipos de ligação convencionais dos sistemas de tubagens industriais.

A válvula resistente à abrasão da AKO

Como líder de mercado no segmento das válvulas de mangote, a AKO aposta numa solução de válvulas submetidas a ar comprimido, mesmo nas válvulas resistentes à abrasão. O funcionamento é idêntico ao das válvulas de mangote convencionais. A grande diferença está no interior da válvula: aqui é utilizada uma manga particularmente resistente ao desgaste.

Por norma, para as mangas das válvulas resistentes à abrasão são considerados diversos procedimentos de produção. Estes dependem do tipo de válvula, no qual as mangas serão posteriormente utilizadas. Incluem-se aqui as técnicas de enrolamento manuais, o confecionamento manual ou processos de injeção convencionais. Muito mais determinante do que a estrutura das mangas resistentes à abrasão é a qualidade do composto. Aqui aplica-se a seguinte simples fórmula:


 Melhor qualidade do composto

Vida útil mais prolongada da manga

Menos custos de manutenção & períodos de inatividade mais reduzidos

Necessita de uma válvula resistente à abrasão? Consulte-nos agora sem compromisso:

Formatos de ficheiros permitidos: pdf, jpg, png, tif, tiff, doc, docx, xls, xlsx, zip
Tamanho total máximo: 10,00 MB
Número de ficheiros carregados: 0 / 10
Tamanho dos ficheiros carregados: 0 Bytes / 10,00 MB

Os campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório.