ako@valvula-de-mangote.com

Válvulas de fechamento suave para tarefas desafiadoras

As válvulas de fechamento suave diferenciam-se das válvulas de vedação convencionais na medida em que nas primeiras é utilizado ar comprimido ou um fluido para o fecho de uma manga de borracha. A válvula de vedação, também conhecida como válvula de mangote, consegue vedar ou regular de forma eficaz e fiável fluidos de débito problemáticos graças à sua função de fecho pneumática.

As válvulas de fechamento suave são integradas em sistemas de tubagens industriais de forma idêntica às válvulas de vedação convencionais e podem, por exemplo, ser integradas, como habitualmente, na instalação através de um flange ou uma rosca interna (entre muitos outros tipos de ligações).

O funcionamento de uma válvula de fechamento suave

Esta animação explica o funcionamento de uma válvula de fechamento suave num sistema de tubagens industrial.

Válvulas de fechamento suave e a respetiva peça fulcral: a manga

A peça fulcral das válvulas de fechamento suave é uma manga de borracha especialmente desenvolvida.
Através de uma interface para a alimentação de ar comprimido é introduzido ar comprimido ou um líquido com uma pressão diferencial de aprox. dois bar para parar o fluxo de produto. A pressão diferencial origina o fecho da manga, vedando assim imediatamente o fluxo de produto. (Ver fig. 1)
Uma vez que a manga pode ser controlada continuamente com ar comprimido ou fluido, também é possível realizar uma regulação do fluxo do fluido.

Se for necessário desbloquear o fluxo de produto, o corpo é simplesmente ventilado. Aqui é importante a força de restabelecimento, que garante novamente um fluxo sem estreitamento num curto espaço de tempo. (Ver fig. 2)

Por norma, as válvulas de fechamento suave da AKO são concebidas numa gama de pressão entre dois a seis bar de pressão mínima.
Graças à união sofisticada da manga com as ligações e o corpo, as válvulas de fechamento suave satisfazem as mais elevadas exigências no que diz respeito à ausência de fugas e vedação fiável. Simultaneamente é assegurada uma longa vida útil da válvula.

A nossa equipa de vendas e assistência técnica tem todo o prazer de o aconselhar relativamente às suas exigências em relação a uma válvula de fechamento suave.

Válvulas de fechamento suave no estado fechado
Fig. 1: Válvulas de fechamento suave no estado fechado
Válvulas de fechamento suave no estado aberto
Fig. 2: Válvulas de fechamento suave no estado aberto

Com que fluidos posso utilizar as válvulas de fechamento suave?

As vantagens das válvulas de fechamento suave são essencialmente evidenciadas sempre que seja necessário transportar fluidos de débito problemáticos para sistemas de tubagens.
Sobretudo com matérias sólidas abrasivas e líquidos desgastantes, bem como com produtos a granel e fluidos altamente viscosos / fibrosos, é recomendada a utilização desta solução pneumática. Também as suspensões e líquidos contaminados são frequentemente vedados juntamente com uma solução de válvula de fechamento suave.
Graças ao fluxo livre de estreitamento das válvulas, é igualmente possível garantir um transporte livre de entupimentos com matérias sólidas difíceis, tais como granulado, péletes, pós, areia, cimento ou saibro.

As válvulas de fechamento suave possuem inúmeros campos de aplicação:

  • Fluidos abrasivos
  • Fluidos fibrosos
  • Produtos a granel
  • Suspensões
  • Granulados
  • Pós
  • entre outros.

As áreas de aplicação das válvulas de fechamento suave

As válvulas de fechamento suave da AKO são mundialmente utilizadas nos mais variados setores.
Sobretudo em combinação com fluidos de débito problemáticos - devido à fiabilidade, mas cada vez mais também com fluidos não problemáticos.

O espetro de aplicação das válvulas de fechamento suave (sinopse):

  • Tecnologia de movimentação de granéis
  • Indústria cimenteira
  • Unidades de aspiração
  • Instalações de corte por jato de água
  • Aparelhos de doseamento
  • Sistemas de WC de vácuo
  • Instalações de pintura eletrostática a pó
  • Unidades de ensilagem
  • entre outros.

O princípio modular da válvula de fechamento suave

Consoante a finalidade de utilização prevista, as válvulas de fechamento suave podem ser modificadas e combinadas graças à utilização de diversos materiais e tipos de ligações.

  • Na manga de borracha é possível selecionar entre borracha natural, NBR, EPDM, borracha de silicone, etc.
  • Nos corpos e ligações estão disponíveis os materiais em alumínio, aço/aço inoxidável ou plástico.
  • Nos tipos de ligações disponibilizamos as variantes de flange, rosca interna, pontas de soldar, bocal de aperto, entre muitas outras.

Depende de materiais aptos para a utilização com géneros alimentícios?

Não há problema! A AKO oferece modelos de válvulas especialmente asséticas e higiénicas com o certificado EHEDG.
A nossa equipa de vendas terá todo o prazer em aconselhá-lo.

Que mais vantagens tenho se utilizar válvulas de fechamento suave?

Além das vantagens já mencionadas, a estrutura sem espaços mortos, a facilidade de manutenção, bem como o reduzido peso próprio fazem ainda parte dos pontos positivos das válvulas de fechamento suave pneumáticas e mecânicas.

Para otimizar ainda mais a rentabilidade das válvulas de fechamento suave, os modernos corpos da válvula possuem um formato elíptico. Através deste, o ar comprimido necessário para o fecho ou regulação pode ser significativamente reduzido, poupando assim energia.

Os seus pedidos de informações para a AKO

Formatos de ficheiros permitidos: pdf, jpg, png, tif, tiff, doc, docx, xls, xlsx, zip
Tamanho total máximo: 10,00 MB
Número de ficheiros carregados: 0 / 10
Tamanho dos ficheiros carregados: 0 Bytes / 10,00 MB

Os campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório.