39
600
20.000
As válvulas de baixo desgaste, utilizadas nas instalações de bombagem, são as válvulas perfeitas para fluidos de débito abrasivos.
Estas distinguem-se pelas inúmeras vantagens e características positivas. Desta forma garantem um fluxo de produto livre sem qualquer estreitamento no fluxo de produto, param ou regulam o fluido a transportar de forma fiável e podem ainda ser facilmente sujeitas a uma manutenção.
Graças ao completo e flexível sistema modular, as válvulas de baixo desgaste da AKO podem ser integradas em quase todos os sistemas de tubagens e utilizadas com praticamente todos os fluidos de débito.
Além de uma grande seleção de diâmetros nominais (DN10 - DN300), uma ampla seleção de ligações (entre outros: ligação flangeada segundo DIN e ANSI, junta roscada, flange de camião-cisterna, etc.) e uma vasta seleção de mangas (entre outras: borracha natural, EPDM, nitrilo, etc.), as válvulas estão ainda disponíveis, dependendo da série, em alumínio, aço, aço inoxidável ou POM. A nossa equipa de vendas terá todo o prazer em aconselhá-lo.
Válvula de baixo desgaste da série VMC
Corpo: aço inoxidável
Material de ligação: aço inoxidável
Tipo de ligação: junta roscada
Qualidade de manga: borracha natural resistente à abrasão
Diâmetro nominal: 25 mm
Válvula de baixo desgaste da série VMP
Corpo: POM (preto)
Material de ligação: POM (preto)
Tipo de ligação: rosca interna
Qualidade de manga: borracha natural resistente à abrasão
Diâmetro nominal: 50 mm
Válvula de baixo desgaste da série VF
Corpo: alumínio
Material de ligação: alumínio com bucha de aço inoxidável
Tipo de ligação: ligação flangeada
Qualidade de manga: borracha natural resistente à abrasão
Diâmetro nominal: 100 mm
As válvulas de baixo desgaste da AKO estão disponíveis em inúmeros diâmetros nominais e variantes de ligação, todas elas construídas segundo o mesmo princípio e com o mesmo modo de funcionamento. Se for necessário parar o fluxo, um mecanismo de comando comprime a manga com ar comprimido ou de forma hidráulica. Desta forma os líquidos, o pó e a matéria sólida são selados de forma rápida e absolutamente estanque. Se o fluido ou o ar comprimido aplicado forem novamente evacuados, a manga abre automaticamente devido à sua elasticidade e retorna à sua posição inicial; o produto pode fluir novamente.
Além da qualidade do material utilizado da manga, os tempos de abertura e fecho rápidos reduzem ainda o desgaste, uma vez que nestas fases a válvula é o componente mais exposto a esforços.
A maioria das mangas da AKO – não apenas de válvulas de baixo desgaste – são ainda construídas em três camadas. No exterior encontra-se a cobertura da manga, na qual ocorre a pressão pelo comando. No centro encontra-se um reforço de tecido, que assegura uma vida útil mais prolongada da manga, aumentando significativamente a resistência à tração e à rutura. Por fim, a camada interior, a alma da manga, é a parte que entra em contacto direto com o produto e a que deve ser concebida de forma extremamente resistente ao desgaste. Na AKO, todos estes três componentes são exatamente adaptados uns aos outros, bem como à finalidade de aplicação, apresentando-se assim como a base perfeita para o sucesso da aplicação da manga.
A nossa equipa de vendas e assistência técnica tem todo o prazer em prestar-lhe o aconselhamento necessário relativamente aos modelos de manga existentes.
Comparativamente às válvulas de vedação e de regulação convencionais, as válvulas de baixo desgaste possuem as seguintes vantagens:
As válvulas de baixo desgaste da AKO são compostas por poucos componentes: corpo, ligações e manga.
Mais os parafusos para a fixação das ligações e das tubagens.
No estado aberto, as válvulas de baixo desgaste não possuem qualquer peça que penetre o fluxo de produto e que, por conseguinte, estaria exposta a uma elevada fricção ou esforço.
Isto diminui a energia de fricção dentro da válvula e, consequentemente, a suscetibilidade ao desgaste.
As válvulas de baixo desgaste da AKO são extremamente robustas e, por isso, necessitam de pouca manutenção. Todos os componentes da válvula são concebidos de forma a proporcionarem uma vida útil especialmente prolongada e permitem inúmeros ciclos de abertura e fecho sem tendência para o desgaste prematuro ou para deformações inadvertidas.
Em caso de necessidade de uma manutenção, as válvulas de baixo desgaste podem ser facilmente desmontadas, reparadas e novamente montadas no local.
Não há praticamente necessidade nenhuma de recorrer a pessoal técnico, a ferramentas especiais ou à substituição completa da válvula - apenas a peça afetada deve ser substituída.
As válvulas de baixo desgaste não têm apenas vantagens económicas. É igualmente necessário ter sempre em consideração o tipo de material de transporte. Caso se trate de materiais sensíveis, os quais devem estar livres de partículas estranhas, é necessário manter a abrasão na válvula no nível mais reduzido possível.
Isto aplica-se em grande medida para géneros alimentícios, bem como para produtos químicos e farmacêuticos. Para tais casos especiais, a AKO fornece válvulas de baixo desgaste com diferentes qualidades de mangas. Estas possuem interiores especiais – a denominada alma da manga – que foram especialmente concebidos para o contacto com géneros alimentícios (BFR & FDA) ou outras substâncias sujeitas às normas de pureza.
As válvulas de baixo desgaste funcionam com qualidades de mangas especialmente desenvolvidas. Sendo a peça fulcral da válvula, a manga deve ser extremamente elástica e ainda resistente à abrasão no caso de materiais extremamente desgastantes. Produtos granulados ou pós sobrecarregam a manga mais do que os líquidos, os químicos ou a água. A nossa equipa de vendas e de assistência técnica tem todo o prazer de o aconselhar na escolha do material da manga correto.
Devido à sua textura maioritariamente pontiaguda, os produtos a granel constituem frequentemente um problema para as válvulas tradicionais.
As válvulas de baixo desgaste da AKO são exatamente concebidas para estes fluidos de débito complicados, parando-os ou regulando-os de forma fiável e duradoura.
As partículas finas associadas aos líquidos contaminados a transportar têm geralmente um efeito altamente abrasivo em todos os componentes de uma instalação de bombagem que entrem em contacto com o fluido, podendo assim causar uma abrasão preocupante nas válvulas tradicionais. Nas válvulas de baixo desgaste da AKO são por isso utilizadas mangas em misturas de borracha particularmente antiabrasivas, que reduzem a abrasão ao mínimo.
Além das suspensões, também o transporte e a regulação de materiais de grão fino constituem frequentemente um problema para as válvulas tradicionais. A recorrente energia friccional nos elementos em contacto com o fluido provoca um desgaste extremamente elevado numa válvula tradicional. As mangas robustas (p. ex., em borracha natural antiabrasiva)) nas válvulas de baixo desgaste evitam uma maior abrasão.
Especialmente no processamento de géneros alimentícios é importante evitar uma contaminação devido à abrasão resultante do transporte. Contudo, também na indústria alimentar são processadas matérias-primas problemáticas para as válvulas tradicionais devido à sua textura abrasiva. Para estes casos, estão disponíveis válvulas de baixo desgaste especialmente certificadas com mangas certificadas por EHEDG.
A mistura de borracha natural ilustra a qualidade da manga especialmente robusta e versátil.
A borracha natural não tratada é apenas pouco resistente a óleos, gorduras e solventes. Também a resistência aos raios UV, ozono e envelhecimento não é muito satisfatória. Contudo, isto pode ser significativamente alterado através da vulcanização e da mistura de agentes diluentes e aditivos, por exemplo com antioxidantes, minerais ou fuligem.
Depois de tal acabamento, a borracha natural possui excelentes características químicas, exibindo uma elevada resistência à abrasão, para que possa ser utilizada nas válvulas de baixo desgaste. As mangas em borracha natural da AKO estão disponíveis em quatro variantes:
1. Borracha natural resistente à abrasão
Esta é uma mistura de borracha natural particularmente robusta e extremamente resistente à abrasão
2. Borracha natural, alta temperatura
Esta mistura de borracha natural caracteriza-se por uma maior resistência a temperaturas de até 90° C.
3. Borracha natural, géneros alimentícios, preto
Mistura de borracha natural adequada para a utilização na indústria alimentar.
4. Borracha natural, géneros alimentícios, claro
Mistura de borracha natural com alma de manga mais clara (lado interior) para o setor alimentar.
Líder de mercado mundial
39
600
20.000
Promessa de fornecimento exclusiva
< 0,2 %
> 99 %
30
Maior sortido de produtos
10.000
2.500
100.000
Gama de serviços abrangente
80
32
16