Válvulas antientupimento e respetivos campos de aplicação

As válvulas antientupimento são utilizadas em diversos setores industriais. Nem todos os materiais que são transportados pelos sistemas de tubagens industriais podem ser regulados ou bloqueados sem o perigo de entupimento.
Ao bloquear o fluxo de produto, muitos materiais têm tendência a entupirem ou a formarem cavidades devido ao estreitamento das válvulas convencionais (p. ex., válvulas borboletas, válvulas de membrana ou válvulas de assento oblíquo). A área junto da válvula é, em particular, extremamente sensível, uma vez que é nesse local que a superfície de contacto com o sistema de tubagem e respetivos componentes é superior. Se colocarmos aqui a válvula errada, podem ocorrer entupimentos na tubagem, que apenas podem ser eliminados com a intervenção manual ao sistema. As válvulas antientupimento especiais estão concebidas de forma a ser praticamente impossível o fluido de débito se misturar ou encravar de forma irresolúvel nas peças de uma válvula. Eventuais entupimentos libertam-se autonomamente numa válvula que se encontre concebida para um transporte antientupimento, sem ocorrer qualquer perturbação do fluxo de produto.

Exemplos de campos de aplicação e fluidos:

  • Na regulação ou bloqueio de materiais com tendência para a formação de cavidades
  • Na paragem ou dosagem de materiais com tendência para encravar devido ao seu formato ou estrutura
  • Nas suspensões com tendência para a incrustação em caso de longos tempos de fecho
  • Nos líquidos viscosos com tendência para a aderência na válvula

Válvula antientupimento (animação)

Graças à sua construção única, as válvulas antientupimento não são suscetíveis à formação de cavidades, incrustações e aderências do fluido de débito.

Funcionamento das válvulas antientupimento

As válvulas antientupimento garantem que um possível entupimento durante a abertura ou regulação numa válvula fechada se liberte de forma autónoma e completa da válvula, podendo continuar a transportar sem qualquer problema. Uma típica válvula antientupimento é, por exemplo, uma válvula pneumática de mangote. Neste tipo de válvula é fechada uma mangueira de borracha interior – também denominada de manga – através de ar comprimido ou fluido. A construção especial da manga de borracha garante que o processo de fecho origine exclusivamente um padrão de fechamento tipo labial, assegurando assim uma vedação 100% estanque. Além disso, uma pressão diferencial de, geralmente, dois bar acima da pressão de serviço assegura uma vedação fiável e duradoura do fluxo de produto.

É importante utilizar válvulas antientupimento especialmente nos materiais sólidos de todos os tipos e nas suspensões que são paradas com tempos de fecho mais longos. Caso contrário, na área da válvula pode ocorrer um aumento de eventuais incrustações e aderências na manga (ver fig. 1.).
No subsequente processo de abertura é possível verificar o motivo pelo qual, em particular, as válvulas de mangote podem ser perfeitamente utilizadas como uma válvula antientupimento. Para abrir a válvula, o ar comprimido é evacuado e a manga até agora fechada começa a abrir-se. Neste processo, a manga retorna para a sua posição inicial, diminuindo naturalmente a sua superfície. Devido à alteração da superfície, é gerada uma tensão entre a borracha da manga e o material de transporte aderente. Esta tensão liberta as incrustações na válvula e o fluido continua a ser transportado como habitualmente.

As válvulas antientupimento satisfazem as exigências da sua utilização ou aplicação?

Basta enviar um e-mail com informações sobre a sua instalação e o fluido de débito e a equipa de vendas e assistência técnica AKO terá o prazer de o informar sobre os possíveis modelos para o seu sistema - de forma gratuita e sem compromissos! Ir para o formulário de contacto

Fig.1: A área problemática nas válvulas convencionais - o que não é o caso numa válvula antientupimento
Fig.1: A área problemática nas válvulas convencionais - o que não é o caso numa válvula antientupimento

As vantagens das válvulas antientupimento da AKO

As válvulas antientupimento da AKO oferecem-lhe toda uma série de vantagens comparativamente às válvulas de regulação e vedação convencionais.

1. A superfície lisa do lado interior da manga previne aderências

As mangas das válvulas antientupimento possuem uma superfície particularmente lisa na área da alma (“alma” é a denominação da área interior de uma manga que entra em contacto com o produto), que no estado aberto da válvula não propicia praticamente nenhum ponto de aderência / fricção. A construção sem espaços mortos da toda a válvula previne ainda que o fluido de transporte se deposite nas cavidades fora do fluxo de produto.

2. Libertação de possíveis incrustações devido à alteração da superfície

Um aumento da superfície (ver fig. 2) ou uma redução da superfície (ver fig. 3) da manga durante a abertura ou fecho da válvula. O consequente aumento da tensão entre a alma e o fluido incrustado, e a resultante libertação de eventuais aderências.

3. Amplo sistema modular

As válvulas antientupimento da AKO estão disponíveis em diversas versões e graças a um sistema modular intuitivo podem ser personalizadas de acordo com as suas exigências quanto ao sistema e ao fluido de transporte.
Desde a escolha do corpo e dos materiais das ligações, à qualidade do elastómero da manga em contacto com o produto até aos tipos de ligações, a válvula pode ser livremente combinada de acordo com as suas preferências.

4. Manutenção simples e utilização económica

Uma válvula antientupimento na versão de válvula de mangote pneumática é uma válvula de fácil manutenção, que lhe oferece uma segurança de planeamento no que diz respeito à vida útil da válvula utilizada na sua instalação industrial. A desmontagem do sistema de tubagens, a manutenção e a nova montagem da válvula podem ser realizadas em poucos minutos.
Além disso, a substituição da manga de borracha interior pode ser totalmente realizada no local pela sua equipa de manutenção - sem recurso a ferramentas especiais. Os custos e o tempo de inatividade são reduzidos ao mínimo.

Fig. 2: Expansão da superfície durante o fecho da válvula antientupimento
Fig. 2: Expansão da superfície durante o fecho da válvula antientupimento
Fig. 3: Redução da superfície durante a abertura da válvula antientupimento
Fig. 3: Redução da superfície durante a abertura da válvula antientupimento

As válvulas antientupimento exigem pouca manutenção e são económicas

As válvulas antientupimento – seja qual for o modelo ou a configuração – são válvulas de muito pouca manutenção, uma vez que apresentam uma vida útil extremamente longa. Apenas a manga interior deve ser substituída em caso de elevado desgaste. Os intervalos de manutenção variam consoante o material da manga e o fluido de transporte utilizados. Se for necessário realizar uma manutenção, a substituição da manga de borracha pode ser efetuada pela sua própria equipa e sem grandes tempos de inatividade da instalação. As mangas de substituição estão disponíveis para todos os diâmetros nominais e modelos e com curtos prazos de entrega. A AKO tem aqui disponível para si um tutorial em vídeo para a substituição da manga nas válvulas antientupimento.

Está interessado numa solução com válvulas antientupimento?

Ou tem atualmente problemas com válvulas sujeitas a entupimentos na sua instalação? Contacte-nos e a nossa equipa de aconselhamento irá configurar, juntamente consigo, o modelo de válvula antientupimento perfeito para as suas exigências. Graças à longa história da empresa e ao contínuo aperfeiçoamento dos modelos de válvulas oferecidos, a AKO Armaturen & Separationstechnik GmbH tornou-se líder de mercado em válvulas pneumáticas e mecânicas. O elevado número de válvulas e mangas antientupimento disponíveis de fábrica torna possível o rápido processamento da sua encomenda.

Solicite informações sobre a válvula antientupimento junto da nossa equipa de vendas e assistência técnica:

Formatos de ficheiros permitidos: pdf, jpg, png, tif, tiff, doc, docx, xls, xlsx, zip
Tamanho total máximo: 10,00 MB
Número de ficheiros carregados: 0 / 10
Tamanho dos ficheiros carregados: 0 Bytes / 10,00 MB

Os campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório.

Líder de mercado mundial

33 anos empresa de família

600 novos clientes anualmente

20.000 clientes em todo o mundo

Promessa de fornecimento exclusiva

< 0,2 % taxa de reclamação

> 99 % dos clientes satisfeitos

30 agentes autorizados em todo o mundo

Maior sortido de produtos

10.000 variantes de válvulas de mangote

2.500 variantes disponíveis a partir do armazém

100.000 unidades vendidas anualmente

Gama de serviços abrangente

80 formatos CAD

32 vídeos de montagem e animação

16 Documentação em 16 idiomas