ako@valvula-de-mangote.com

Válvulas antidesgaste da AKO para material a transportar abrasivo

As válvulas antidesgaste são utilizadas em todas as aplicações na indústria, onde sejam transportados produtos a granel problemáticos e abrasivos. Esta solução de válvula robusta oferece inúmeras vantagens devido à sua construção. Além da sua característica resistente ao desgaste, estas válvulas garantem um fluxo livre de estreitamento dos mais variados materiais a transportar e são construídas de forma a apresentarem um padrão de fechamento perfeito, vedando assim o fluxo de produto de forma segura. Graças ao seu modo de construção simples e eficaz, podem ser rápida e facilmente montadas e desmontadas no local, podendo assim ser reparadas in loco e minimizando os tempos de inatividade da instalação completa.

A vantagem principal é, contudo, o facto de, nestas válvulas antidesgaste, apenas a manga de borracha instalada no interior e pequenas áreas das ligações de circuito entrarem em contacto direto com o material a transportar.
Se estas áreas de ligação fabricadas em aço, aço inoxidável, alumínio ou POM constituírem um problema para as suas próprias exigências, em determinadas configurações estas podem ser equipadas sem qualquer problema com uma manga de flange em borracha natural - assim apenas a mistura de borracha antidesgaste da manga e da manga flangeada entram em contacto com o fluxo direto de produto.

Válvulas antidesgaste e respetivo funcionamento

A AKO oferece a maior seleção de válvulas antidesgaste do mercado. Graças à grande seleção, a AKO tem capacidade para cobrir os mais diversos setores e as respetivas necessidades. O funcionamento de todas as válvulas antidesgaste é, no entanto, igual em todas as variantes: independentemente se, por exemplo, a válvula está instalada na vertical ou na horizontal, o fluxo de material é parado através da compressão da manga. O comando deste processo de fecho pode ser efetuado através de ar comprimido ou pelo sistema hidráulico. Para abrir, o ar comprimido aplicado ou o fluido é novamente evacuado, a manga abre de novo automaticamente devido às suas características elásticas, retorna à sua posição inicial e desbloqueia novamente o fluxo de produto sem qualquer estreitamento.
Este processo é novamente explicado na animação acima exibida.

Se pretender utilizar válvulas antidesgaste na sua empresa, fale com os nossos especialistas sobre a configuração adequada ou diga-nos quais são as suas exigências por escrito. Temos todo o prazer em aconselhá-lo de forma pormenorizada.

Válvulas antidesgaste e respetivos campos de aplicação:

De seguida, pode encontrar uma pequena sinopse dos setores nos quais são utilizadas as válvulas antidesgaste:

  • Construção civil e indústria cimenteira
    (Saibro, areia, cimento, betão, gesso e outros produtos a granel)
  • Indústria da cerâmica
    (Lamas e matérias sólidas)
  • Indústria mineira
    (Potassa, caulino, entre outros)
  • Tratamento de águas residuais
    (P. ex., na dosagem e regulação de leite de cal)
  • Fundições
    (Areia quartzífera, mistura de areia resinosa, entre outros)
  • Indústria alimentar
    (Açúcar, sal, entre outros)

Contudo, as válvulas são igualmente adequadas para serem utilizadas em veículos comerciais, silos ou sistemas de pesagem e dosagem dos mais diversos tipos.

A construção das válvulas antidesgaste da AKO

Figura de exemplo da estrutura de válvulas antidesgaste
As válvulas antidesgaste possuem uma estrutura simples e podem ser integradas em praticamente todas as instalações

As válvulas antidesgaste da AKO são compostas por poucos componentes:

  • A manga
    Esta assume a tarefa principal dentro da válvula. A manga é responsável pela vedação e desbloqueio do fluxo de produto.
  • O corpo da válvula
    O corpo envolve totalmente a manga interior e oferece, graças ao seu formato elíptico, espaço para o ar comprimido necessário para o fecho e para a manga tipo labial de fecho por compressão.
  • As ligações
    Estas estão disponíveis em diferentes versões normalizadas (p. ex., flange, rosca interna, flange de camião-cisterna, bocal de aperto, etc.) e materiais (aço, aço inoxidável, alumínio, POM, etc.). Desta forma, a válvula antidesgaste pode ser integrada em praticamente todas as instalações industriais.

Além disso, as válvulas antidesgaste não possuem qualquer componente que penetre no fluxo direto de produto e são concebidas praticamente sem espaços vazios. Assim é possível contrariar eficazmente o esforço devido à acentuada abrasão ou incrustação. Dado que a AKO atribui uma elevada importância à qualidade das mangas e de todos os outros componentes, os clientes podem beneficiar de uma vida útil particularmente longa em todos os componentes. Mesmo com processos de abertura e de fecho frequentes em pouco espaço de tempo, as válvulas antidesgaste param e regulam o material a transportar de forma rápida, segura e sem dificuldades.

Os tempos de inatividade da instalação devido a válvulas com defeitos ou a necessitar de manutenção são, assim, eficazmente minimizados.
Se for necessário substituir uma manga devido ao elevado esforço, esta pode ser realizada no local sem qualquer dificuldade e de forma rápida. A substituição é extremamente simples de realizar e pode ser executada por funcionários próprios da sua empresa. Por essa razão, não são necessários técnicos de prestadores de serviço externos ou uma ferramenta especial. Também todos os outros componentes (p. ex., o corpo e as unidades de ligação) podem ser novamente instalados com a nova manga no sistema de tubagem.

A peça fulcral das válvulas antidesgaste - a manga

Especialmente no transporte de materiais abrasivos, a qualidade do composto e do processamento da manga desempenha um papel particularmente importante.
A manga antidesgaste deve, por um lado, possuir uma elasticidade e uma força de restabelecimento suficientes para os processos de abertura e de fecho e, por outro, apresentar uma elevada resistência à abrasão. Isto porque é evidente que os pós e materiais duros, pontiagudos e em grão fino provocam mais abrasão do que os líquidos. Por isso, nos casos em que seja necessário parar e regular materiais abrasivos, a AKO utiliza para as suas mangas um composto de borracha natural de alta qualidade.

As mangas antidesgaste da AKO são concebidas em três camadas:

  1. Cobertura da manga
    O lado exterior da manga submetido a ar comprimido ou fluido

  2. Reforço de tecido especial dentro da manga
    Este reforço assegura uma vida útil superior, mesmo com elevados esforços

  3. Alma da manga
    Isto é o lado interior da manga que entra em contacto com o produto a transportar e, por isso, concebido de forma extremamente resistente à abrasão

Além da borracha natural também utilizamos na produção - adaptados à finalidade de utilização - EPDM, uma borracha sintética, bem como silicone e outros elastómeros. Os nossos consultores ajudam-no na procura dos componentes adequados:

As válvulas antidesgaste trabalham com mangas antidesgaste especiais
As válvulas antidesgaste utilizam mangas especiais com misturas de borracha robustas

Partilhe connosco as suas exigências para as válvulas antidesgaste

Formatos de ficheiros permitidos: pdf, jpg, png, tif, tiff, doc, docx, xls, xlsx, zip
Tamanho total máximo: 10,00 MB
Número de ficheiros carregados: 0 / 10
Tamanho dos ficheiros carregados: 0 Bytes / 10,00 MB

Os campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório.