Centro de informações AKO

FAQ - Válvulas de diafragma tubular mecânicas flexível

Contrariamente à válvula pneumática de manga flexível, na Válvula de diafragma tubular mecânica flexível a manga de elastómero/borracha não é apertada com ar comprimido ou gases/líquidos neutros, mas através de um sistema mecânico.

Vantagens: As válvulas de diafragma tubular mecânicas flexível têm uma ligação fixa com o mecanismo através das linguetas de abertura da manga, pelo que a manga da válvula de diafragma tubular flexível volta para a posição de saída, mesmo com fecho mais longo, e volta a abrir-se à totalidade da secção/do diâmetro.

As válvulas de diafragma tubular mecânicas flexível são muito mais adequadas para regulações de fluxo ou de posição. Além disso, podem ser operadas manualmente por roda de mão e ser equipadas de forma variada com diferentes acionamentos.

Os comprimentos de montagem das válvulas de manga flexível mecânicas são diferentes, consoante a série. As válvulas de manga flexível de acionamento mecânico da série RV estão disponíveis nos comprimentos de montagem de acordo com o comprimento da norma DIN 3202 F5/F15, ASME B16 e ou da norma ISO5752, tabela 6. Os comprimentos de montagem das válvulas de diafragma tubular flexível OV não estão sujeitos a qualquer norma.

Os tempos de fecho das válvulas de diafragma tubular mecânicas flexível dependem do diâmetro nominal e do acionamento. Em princípio, os tempos de fecho dos atuadores elétricos são bastante mais lentos dos que os acionamentos pneumáticos. Os tempos de fecho dos acionamentos pneumáticos são comparáveis com o fator 1,5 - 2 com os das válvulas pneumáticas de manga flexível. Contacte a nossa equipa de vendas para obter respostas em casos particulares.

Sim, as válvulas de manga flexível mecânicas têm uma posição "Fail safe" na forma de cilindros pneumáticos fechados por ação de mola.

As válvulas de diafragma tubular mecânicas flexível da série OV cobrem a área de aplicação nas zonas de baixa pressão com a relação de preço/serviços ideal. Além disso, as válvulas de diafragma tubular flexível OV têm um corpo de alumínio que facilita a montagem e economiza custos de logística. As aplicações com pressões de serviço mais altas ou elevados requisitos são cobertas de forma ideal pelas válvulas de diafragma tubular flexível RV. Além disso, deve ser mencionado o elevado número de variantes. Provavelmente, temos a maior seleção de materiais e possibilidades de ligação.

Para essa questão não existe uma resposta válida simples. As vibrações fortes podem levar a danos, especialmente se as válvulas de diafragma tubular flexível estiverem sob elevado esforço. A nossa equipa de vendas está à sua disposição para responder a perguntas.

Sim, com as válvulas de diafragma tubular mecânicas flexível podem ser aplicadas posições intermédias de forma opcional, idealmente com a ajuda de um regulador de posição pneumático ou um atuador elétrico com função de regulação. Além disso, podem ser aplicadas e definidas posições intermédias predefinidas através de sensor de aproximação.

Até ao diâmetro nominal DN50, as válvulas de diafragma tubular flexível OV têm um pino de posição. Se for pedido, este também pode ser montado em diâmetros maiores.

Cada válvula de diafragma tubular mecânica flexível tem certas vantagens e limitações de desempenho, que devem ser coordenadas com as condições existentes no local. O nosso departamento de vendas terá todo o prazer em aconselhá-lo.

Uma determinação segura será a de -10 °C. No entanto, sabemos por experiência que as válvulas de diafragma tubular mecânicas flexível também funcionam bem a temperaturas mais baixas.

A válvula de diafragma tubular mecânica flexível também pode ser inserida em casos de vácuo ligeiro, até um máx. de 100-150 mbar. Para aplicações com um maior nível de vácuo, contacte a nossa equipa de vendas, que terá todo o gosto em aconselhá-lo.

As válvulas de diafragma tubular flexível de acionamento manual são inseridas, de preferência, em áreas em que não necessitam de uma automatização, devido a acionamento pouco frequente. Uma outra vantagem reside no eixo de bloqueio automático, que garante que as posições intermédias predefinidas não se alteram pelas flutuações de pressão do meio.

Pode ser aplicado ar ao cilindro do lado da mola para amortecimento do movimento.

Sim, por regra pode supor-se. Seriam consideradas exceções se a ligação às pressões de manga fosse quebrada, por exemplo, em caso de sobrecarga das mangas e rasgo das linguetas de abertura.

As válvulas de diafragma tubular mecânicas flexível da série OV podem ser inseridas, dependendo do diâmetro nominal até um máximo de 5 bar de pressão de serviço. Para as válvulas de diafragma tubular mecânicas flexível da série RV existem as seguintes classes de pressão para pressões de serviço, 6 bar, 10 bar, 16 bar, 25 bar e 40 bar.

A AKO disponibiliza variantes de acessórios adequados tanto para acionamentos pneumáticos como para acionamentos elétricos, com os quais as diferentes tarefas de regulação são efetuadas, com um sinal elétrico de entrada de 4,20 mA.

Na regulação de posição, é estabilizado um grau de abertura percentual de uma válvula através de um sinal elétrico de entrada, e é mantido constante mesmo em caso de flutuações do meio.

Com um acionamento eletromotriz, não ocorre qualquer alteração de carga devido ao eixo de bloqueio automático nesta variante de regulação.

Na regulação de fluxo é adaptado o sinal de entrada através da estabilização de uma taxa de fluxo desejada das respetivas alterações, com a ajuda de uma medição de fluxo a um nível superior. O acionamento fica exposto a folga de alteração de carga e deve ser dimensionado em conformidade.

Para as válvulas de diafragma tubular mecânicas flexível da série OV está disponível alumínio. Para as válvulas de diafragma tubular mecânicas flexível da série RV estão disponíveis ferro fundido, aço ou aço inoxidável.

Para as válvulas de diafragma tubular mecânicas flexível da série OV pode-se selecionar entre borracha natural, EPDM, EPDM para géneros alimentícios, neopreno ou nitrilo.

Para as válvulas de diafragma tubular mecânicas flexível da série RV pode-se selecionar entre borracha natural, borracha natural para géneros alimentícios, EPDM, EPDM para géneros alimentícios, nitrilo, butilo ou viton.

Tratam-se de pinturas a pó segundo o padrão habitual de indústria. As válvulas de manga flexível OV são pintadas, normalmente, em laranja RAL 2009 e as válvulas de manga flexível RV em azul RAL 5002. Não existem folhas de dados especiais relativamente à pintura.

Sim, as mangas das válvulas de diafragma tubular mecânicas flexível podem ser substituídas no local sem ferramentas especiais. Para isso, disponibilizamos instruções de montagem e vídeos de montagem para todos os tipos de válvula de manga flexível, na categoria "Downloads".

Uma vez que nas válvulas de diafragma tubular mecânicas flexível apenas a manga de elastómero/borracha tem contacto com o produto no fluxo de produto, por regra, apenas a manga é considerada como verdadeira peça de substituição/desgaste. Como auxiliar ideal para a substituição da manga de elastómero/borracha das válvulas de diafragma tubular mecânicas flexível, estão disponíveis instruções de montagem em 12 idiomas e vídeos de montagem online, no nosso sítio na Internet, que ilustram detalhadamente como são substituídas as mangas de elastómero/borracha.