Centro de informações AKO

FAQ - Válvula de descarga

As características de resposta/abertura estão fortemente dependentes do diâmetro nominal da válvula de manga flexível, bem como da pressão de pré-carga/de fecho. Quanto mais pequeno for o diâmetro nominal da válvula de manga flexível, menos sensibilidade terão as características de resposta/abertura. Quanto maior for a pressão de pré-carga/de fecho, mais sensibilidade terão as características de resposta/abertura. Contacte a nossa equipa de vendas relativamente aos detalhes.

Nesse caso, a função deixa de ser efetuada e a manga defeituosa deve ser substituída o mais rapidamente possível.

Em princípio, qualquer válvula pneumática de manga flexível pode ser utilizada como válvula de descarga. No entanto, não são recomendadas as válvulas de manga flexível de acionamento pneumático da série VMP, uma vez que a construção desta série incorpora duas vedações de O-ring, o que representa uma fonte de potencial fuga mínima adicional.

Ao utilizar uma válvula de manga flexível AKO como válvula de descarga são utilizados todos os benefícios de uma válvula de manga flexível. Estes são, sobretudo, a passagem livre, a segurança contra o entupimento, a facilidade de manutenção, a longa vida útil e o baixo desgaste, bem como o facto de a válvula de descarga AKO não ter de ser substituída depois de uma única atividade, como por exemplo, as válvulas de discos de rutura.

Com os pressostatos são indicadas principalmente as pressões de serviço a elevar, bem como as pressões de serviço a baixar. Para isso, são indicados, idealmente, 2 pressostatos. Além disso, os estados de comutação da ´válvula de descarga são monitorizados eletricamente.

LV = ar existente

LNV = ar inexistente

Com o tipo LV, o bombeamento manual regular do ar comprimido diminui através da alimentação constante de ar comprimido. Se existir ar de comando este tipo é, por isso, preferido.

Com o regulador de pressão adicional e a alimentação de ar permanente no tipo LV, a pressão de fecho da válvula de manga flexível é sempre mantida constante. Com o tipo LNV, o ar comprimido é mantido na válvula de manga flexível e tem, por isso, de ser regularmente verificado ou novamente bombeado. Além destes aspetos, os modos de ação são idênticos. Diferenciamos se no local existe ar (LV) ou não existe ar (LNV), pelo que por aí se direciona a aplicação da unidade de descarga.

Nos tipos LNV o pressostato têm um papel ainda mais importante, porque assim pode ser adicionalmente sinalizado o bombeamento seguinte.

Com as vantagens das válvulas de manga flexível, a válvula de descarga pode ser inserida numa multiplicidade de meios. É especialmente adequada devido às suas vantagens, como por exemplo, o acesso livre para a inserção de suspensões, líquidos contaminados, meios fibrosos e altamente viscosos. Para conseguir a especificação de válvula de manga flexível e a unidade de descarga mais adequadas, contacte o nosso departamento de vendas.

Uma válvula de manga flexível de acionamento pneumático é fechada com uma pressão de fecho/controlo predefinida. A pressão de fecho/controlo predefinida da válvula de manga flexível depende da pressão de serviço desejada do estado normal do seu sistema. A pressão de fecho/controlo predefinida da válvula de manga flexível é calculada a partir da pressão de serviço + 2-2,5 de pressão diferencial da válvula de manga flexível. Se a pressão de serviço subir acima do estado normal, a manga da válvula de manga flexível começa a abrir-se e a sobrepressão indesejada pode escapar através da válvula de manga flexível que se abre no bypass. Quando a pressão de serviço baixar novamente, a válvula de manga flexível fecha-se novamente. As unidades construídas permitem uma leitura das pressões e mantém o ar durante um determinado período de tempo na válvula de manga flexível. Na válvula de descarga é combinada uma qualquer válvula pneumática de manga flexível com uma unidade de controlo de pressão (chamada de unidade de descarga).

A pressão de serviço máxima é orientada pelo tipo de válvula de manga flexível. Aqui, os dados da ficha técnica respetiva devem ser respeitados (3,5 a 6 bar)

Sim, as válvulas de descarga voltam a fechar automaticamente desde que a sobrepressão tenha sido reduzida e a pressão de serviço normal no sistema esteja novamente definida.