Centro de informações AKO

FAQ - Válvulas de mangote

O tempo de vida útil de uma válvula de manga flexível depende, em grande escala, da manga da válvula. Esta, por sua vez, depende de vários fatores e condições, como por exemplo, a pressão motriz/de compressão, a pressão do meio/operação, a temperatura de operação e o fluido de serviço. Por essa razão, infelizmente, não pode ser fornecida uma declaração simples de tempo de vida útil, no entanto, a nossa equipe de vendas pode estimar a vida útil se nos fornecer todos os detalhes da aplicação de cada tamanho de válvula de manga flexível e correspondente execução, graças à nossa experiência de décadas. Indique-nos simplesmente os seus detalhes de aplicação e conseguiremos dar-lhe uma estimativa aproximada da vida útil para a sua aplicação.

Graças à sua construção, uma válvula de manga flexível é quase totalmente livre de espaços mortos.

Sim, somos os fabricantes das válvulas de manga flexível.

Sim, a válvula pneumática de manga flexível pode ser inserida em sistemas com até aprox. 100 mbar de subpressão sem auxiliar. Para aplicações com maior volume de subpressão/vácuo, disponibilizamos para compensação as nossas unidades AKOVAC.

A válvula de manga flexível de acionamento pneumático também pode ser controlada com água ou outros líquidos neutros.

Deve ter em atenção que os tempos de fecho e abertura da válvula de manga flexível de acionamento pneumático se deve manter tão reduzidos quanto possível, porque o desgaste/abrasão real na manga da válvula de manga flexível é principalmente causado durante o fecho e abertura. Por essa razão, deve ser instalada de forma ideal a válvula de controlo (válvula solenoide) diretamente na válvula de manga flexível. Adicionalmente, recomendamos a instalação de uma válvula de purga rápida dor ar diretamente na válvula de manga flexível. Uma entrada e saída ideais de ar comprimido devem ser garantidas por comprimento correspondente suficiente de tubagem/mangueira. Além disso, a maioria das válvulas de manga flexível de acionamento pneumático podem ser equipadas com uma segunda ou uma maior ligação de ar, a pedido do cliente.

As válvulas de manga flexível de acionamento pneumático seguem a diretiva 97/23/CE sobre equipamentos sob pressão, dependendo da largura nominal/tamanho da válvula estas dividem-se em diferentes categorias, veja as declarações de fabricante AKO

Utilizamos uma pintura em pó em conformidade com o padrão de indústria, com uma espessura de camada de 80µm. Dependendo do tipo de válvula de manga flexível, estas são pintadas, por regra, com RAL 9010 ou RAL 9006. Executamos cores, espessuras ou modelos especiais a pedido.

Somos uma empresa familiar gerida pelo proprietário que, como líder de mercado, conseguiu satisfazer absolutamente todos os clientes, sendo que conseguimos sempre entregar a melhor e, simultaneamente, a mais económica solução de válvula de manga flexível o mais rapidamente possível. Os nossos sistemas de montagem modulares únicos oferecem, para o efeito, uma variedade e flexibilidade de produto absolutas. Além disso, utilizamos os procedimentos de produção mais económicos para o fabrico das nossas válvulas de manga flexível, que além das propriedades de poupança de recursos trazem também os custos de produção económicos, sendo que assim, as válvulas de manga flexível AKO oferecem a melhor relação preço/serviços e além disso, excelentes tempos de vida útil, "the best total cost of ownership".

Se o ar comprimido escapar no corpo, é aberta a válvula de manga flexível pneumática.

Para as válvulas de manga flexível de acionamento pneumático existe apenas a possibilidade de inserir o circuito de segurança, sendo que este permite que as válvulas pneumáticas de manga flexível se mantenham no estado fechado em caso de falta de ar comprimido ou alimentação elétrica.

As válvulas de manga flexível mecânicas (por exemplo da série OV) disponibilizam também válvulas de fecho por ação de mola com cilindros pneumáticos.

Não tivemos, até ao momento, qualquer feedback de clientes a este respeito. Por norma, na montagem deve ter-se um local de montagem livre de tensões

Como peça de desgaste, disponibilizamos as mangas de substituição, os flanges ou topos raramente se desgastam. A substituição pode ser realizada pelos clientes no local, pelo que podem ser visualizados todos os vídeos de montagem e instruções de montagem no nosso sítio de Internet, a qualquer altura.

A válvula de manga flexível de acionamento pneumático pode ser montada em qualquer lugar. Se a ligação de ar comprimido apontar para baixo, a água de condensação (do ar comprimido) eventualmente acumulada pode ser facilmente drenada.

As válvulas de manga flexível de acionamento pneumático são "estanques a água" (estanques a gotejamento) no acesso com pressão diferencial suficiente. Se pedido pelo cliente, disponibilizamos um teste de estanquidade no acesso em conformidade com a normal DIN EN 12266-1 P12, taxa de fuga A com protocolo. As válvulas de manga flexível de acionamento pneumático são geralmente hermeticamente estanques em relação ao exterior.

Com o desenvolvimento constante das nossas válvulas pneumáticas de manga flexível, além da função, também a economia está sempre em primeiro plano. Assim, o consumo de ar também foi reduzido a um mínimo. Nas fichas técnicas das válvulas de manga flexível de acionamento pneumático é indicado o volume de ar com a válvula de manga flexível fechada de cada diâmetro nominal.

Recomendamos que discuta a sua aplicação com o nosso departamento de vendas. Quantos mais detalhes de aplicação disponibilizar, mais precisamente conseguiremos aconselhar, especificando a solução de válvula de manga flexível mais económica para a sua aplicação.

As válvulas de manga flexível podem ser usadas sem medidas adicionais até - 10 °C, consoante o tipo de construção e o elastómero. No entanto, segundo a nossa experiência, já foram usadas bastantes válvulas de manga flexível em ambientes e aplicações mais frios, sem diminuição de função.

Consoante o tipo de construção e o elastómero, as válvulas de manga flexível podem ser usadas até + 130 °C.

As válvulas de manga flexível de acionamento pneumático da AKO são hermeticamente estanques e "estanques a água" (estanques a gotejamento) na passagem, pelo que também podem ser instaladas debaixo de água.

Sim, existem válvulas de manga flexível de acionamento pneumático que são usadas na indústria alimentar, farmácia e indústria química. Estas configurações de válvula de manga flexível são compostas, na sua maioria, por aço inoxidável ou material sintético para uso com alimentos, com ligações higiénicas correspondentes (junta, junta roscada/rosca da tubagem de leite, flange de higiene/esterilização) e mangas de válvula de manga flexível em conformidade com a FDA.

Além disso, a AKO disponibiliza também válvulas de manga flexível com certificação EHEDG, sendo que pode obter mais informações nesta ligação: Válvulas de manga flexível assépticas e higiénicas

As válvulas pneumáticas de manga flexível da AKO são autorizadas em aplicações especiais para as atmosferas potencialmente explosivas 0, 1, 21, 2, 20 e 22 .

A válvula pneumática de manga flexível abre-se devido à força de restabelecimento extremamente elevada da manga de elastómero, e com a ajuda da pressão do material.

As pressões de fecho das válvulas pneumáticas de manga flexível dependem dos diâmetros nominais e das séries de válvula de manga flexível, pelo que pode saber estes dados nas nossas fichas técnicas.

Através de maiores alimentações de ar comprimido, válvulas solenoide com maior volume de débito, a utilização de válvula de purga rápida do ar, possivelmente com a duplicação de ligação válvula-ar.

Caso a alimentação de ar seja quebrada, a válvula de manga flexível abre-se, devido à elasticidade de repercussão da manga.

Em casos de tais requisitos são utilizadas as nossas válvulas de manga flexível com cilindro pneumático de fecho por ação de mola.

Em princípio, sim. No entanto, a AKO não disponibiliza soluções de válvula para válvulas de manga flexível de acionamento pneumático em ligação com válvulas proporcionais como solução completa, uma vez que a característica de histerese não é reproduzível devido ao ar comprimido. Para um regulamento preciso de fluxo ou de posição, existem as válvulas de manga flexível mecânicas em ligação com reguladores de posição pneumáticos ou atuadores elétricos com propriedades de regulação, devido às características de histerese reproduzíveis.

Existem os chamados pressostatos com os quais esta se pode fechar nas posições correspondentes. Estes substituem, apesar de não ser a 100%, a função dos sensores de limite, como nas VM mecânicas.

Sim, as válvulas de manga flexível podem, se necessário, ser operadas com outros meios além do ar comprimido, por exemplo com gases neutros ou fluídos.

Dependendo da série de válvula de manga flexível, pode escolher-se entre diferentes ligações flangeadas em conformidade com a norma DIN EN 1092-1 PN 10/16 ou ANSI B 16.5 / 150 lbs, ligações de rosca fêmea em conformidade com a norma DIN EN ISO 228 "G" ou ANSI/ASME B1.20.1 "NPT", Ligações de junta Tri-Clamp em conformidade com a norma DIN 32676 Séria A e C ou DIN 11864-3, bem como DIN 11853-3, pontas de soldar em conformidade com a norma DIN 11850 série 2, bem como ASTM A554, ou ligação de junta roscada em conformidade com a norma DIN 11851 ou DIN 11864-1, bem como DIN 11853-1.

Como matérias-primas de corpo e flange/topo estão disponíveis alumínio, aço inoxidável ou diferentes materiais sintéticos.

Sim, através da utilização do chamado circuito de segurança, ver a ligação _________________________________

Além da válvula solenoide, que é necessária para controlar a válvula de manga flexível de acionamento pneumático, recomendamos a inserção de um regulador de pressão/filtro, de um pressostato, bem como de uma válvula de purga rápida do ar.

O acessório AKO é meticulosamente adaptado às válvulas de manga flexível. Por exemplo, as nossas válvulas solenoide controlam capacidades de ar muito grandes e garantem assim ciclos de comutação curtos e maiores tempos de vida útil das mangas de válvula.

A AKO fornece, basicamente, todos os elementos de controlo para válvulas de manga flexível de acionamento pneumático, como por exemplo válvulas solenoide, pressostatos, regulador de pressão/filtro, válvulas de purga rápida do ar, proteções anti refluxo, retentores, indicadores de posição óticos, circuitos de segurança, bem como unidades AKOVAC para a operação de vácuo.

Sim, as mangas das válvulas de manga flexível de acionamento pneumático podem ser substituídas no local sem ferramentas especiais. Para isso, disponibilizamos instruções de montagem e vídeos de montagem para todos os tipos de válvula de manga flexível, na categoria "Downloads".

Utilize o nosso configurador de artigos em www.valvula-de-mangote.com/pt/produtos/mangas-para-valvulas-de-mangote/serie-v-vf-va-vm-vmc-vmf-vmp.html, para selecionar a manga de válvula de manga flexível adequada.