Centro de informações AKO

FAQ - Vedante de tubagem

Para que se possa determinar as flutuações aproximadas na tubagem.

Como os líquidos não têm praticamente nenhuma compressibilidade, são mais adequados para a transmissão de pressão como ar ou outro meio gasoso.

Opcionalmente, o indicador de pressão pode ser equipado com um pressostato adicional.

Por norma, entregamos os aparelhos para uma pressão de tubagem máx. de 70 bar com um indicador de pressão até 100 bar. As áreas de pressão mais baixas são possíveis como aplicações especiais.

Uma aplicação comum é, por exemplo, em máquinas de limpeza de argamassa, onde a limpeza é necessária a longas distâncias.

Em princípio, os vedantes de tubagem podem ser inseridos para todos os meios possíveis.

Um vedante de tubagem é inserível devido à baixa porção de água no enchimento de glicerina, apenas adequado para temperaturas negativas.

Para o vedante de tubagem do tipo RDM são produzidos corpos, peças de ligação e estribo de proteção de aço. A manga é, por padrão, fabricada a partir de borracha natural. Dependendo do meio, podem também ser utilizados outros elastómeros. No que diz respeito ao líquido mediador, este pode ser glicerina, óleo de silicone ou, dependendo da aplicação, outros líquidos.

Para o tipo RDM, podem ser vendidos e entregues, se pedidos, os chamados acoplamentos macho e fêmea. Na utilização de uma válvula de manga flexível como vedante de tubagem, existem várias formas de ligação, como por exemplo juntas de flange, juntas de rosca interna, juntas de fixação, pontas de soldar, bem como ligação de junta roscada (tubagem de leite).

Sim, é bastante simples e é possível sem ferramenta especial.

O vedante de tubagem (tipo RDM) é um dispositivo de medição simples e económico para visualização da pressão prevalecente num sistema de tubagem.

No interior do vedante de tubagem é montada uma manga, que é rodeada por um líquido. A expansão da manga através da subida da pressão aumenta a pressão do líquido mediador, que é transferido para o elemento de medição de um manómetro de mola de tubagem e é aí passado para indicação.

O vedante de tubagem (tipo RDM) é dimensionado para pressões de serviço mais altas, até 70 bar, pelo que este vedante de tubagem mostra flutuações de pressão na área de 2-3 bar. Por outro lado, os vedantes de tubagem que podem ser montados numa válvula de manga flexível podem indicar flutuações de pressão mais pequenas, de 0,1-0,3 bar. Com a ajuda de misturas de elastómero mais suaves e mangas podem ainda ser indicadas flutuações de pressão ainda mais baixas.

As pressões máximas de serviço do vedante de tubagem tipo RDM são de 70 bar. A pressão máxima de serviço do vedante de tubagem V/VF/VMC/VMF/VM é de 6 bar.